Testando a Placa DD.3663LUA.A81.PA (LUA36A81) com TV digital DVBT

 

Placa DD.3663LUA.A81.PA

Comprei esta placa no meio do ano passado pra testar e fazer um vídeo. Não funcionou com a minha segunda tela que tenho aqui. Já falei muito sobre estas placas aqui no blog, por isso vamos resumir: São placas universais que permitem reutilizar um LCD de uma TV, notebook ou monitor que esteja bom. Algumas tem jumpers para escolha da resolução e outras, como a deste post, você tem que trocar o firmware via USB.

Como não funcionou com a tela que tenho aqui o vídeo não ficou pronto, mas resolvi registrar o que consegui apurar num post escrito mesmo. Pois então, segue o dump...

1. O Firmware

Todos os firmwares disponíveis (LUA36A81) na web parecem ter a mesma origem e atendem uma gama de resoluções de 1024x768 até 1920x1080. O LCD que usei nos testes é um de 1366x768 e o firmware não funcionou pra essa resolução nesta placa. Consegui dois arquivos diferentes (comparei os binários) pra essa resolução, mas nenhum deles funcionou na placa. 

O firmware é gravado numa memória de 25QH64 (8MB) e para regravar é só colocar o arquivo na raiz de um pendrive, conectar na USB e alimentar a placa. O LED da placa do teclado ou sensor IR (não mostrados nas fotos) irá piscar e depois a placa estará pronta. 

Um problema que encontrei aqui é que o pendrive para a atualização do firmware tem que ser de até 4GB. Pendrives maiores ela não reconhece. Demorei pra descobrir e por isso dá pra ver na foto acima que a memória foi retirada da placa para gravar fora, no meu gravador de memórias.

Testei o mesmo LCD com outra placa universal e com o mesmo cabo LVDS e funcionou, logo não é problema no LCD.

2. TV Digital

A placa consegue sintonizar canais de TV digital, mas no padrão DVB-T (Europeu). Existe uma versão a venda no Mercado Livre para ISDB-T (padrão adotado no Brasil). Aparentemente é a mesma placa, mas com um firmware para ISDB-T. Firmware este que não consegui encontrar em lugar nenhum.

O CI do sintonizador desta placa é um R842 da Rafael Micro e suporta toda a canalização da TV analógica e digital. Como ele entrega uma saída em FI a decodificação fica por conta do CI principal da placa. Logo, penso que é realmente apenas uma questão de troca de firmware para que a placa suporte o nosso padrão de TV digital.

3. A placa

Vista da parte de baixo da placa DD.3663LUA.A81.PA:

DD.3663LUA.A81.PA
Ela tem um formato bem parecido com as das outras placas universais de LCD que já testei aqui. Ela vem com entradas USB, VGA, HDMI, Vídeo composto (que pode ser entrada ou saída), PC audio, RF e outra de vídeo composto na lateral (que pode ser usada para YPbPr). Além disso ela tem uma saída para fone de ouvido. 
A alimentação é por um conector barril para 12V ou por um conector na placa. Na parte de baixo tem os modelos escritos como DD.D3663LA.A8 e DD.V56RUL.A8.

4. Conclusões


Conseguindo outra tela testarei novamente a placa e, talvez, saia finalmente o vídeo.

Estou em busca de um firmware para ISDB-T. Caso consiga farei os testes também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!