Por dentro de um tablet Multilaser M10A

 Tablet Multilaser M10A desmontado

O tablet aí da foto parou de funcionar há umas semanas e resolvi gravar um "por dentro" com uma investigação inicial do que pode ter acontecido. Segue o vídeo:

Trata-se de um tablet Multilaser modelo M10A de 10 polegadas, 32GB de Flash e 2GB de RAM. O processador é um Mediatek MT8321A. Aparentemente a placa mãe apresentou problema e não liga mais o aparelho. Como disse no vídeo ele aparecia no gerenciador de dispositivos do Windows e sumia, num loop sem fim. Depois de um tempo isso parou e não deu mais sinal algum. Após a gravação do vídeo joguei um ar quente na placa com a estação de solda e esse comportamento voltou a aparecer. Desta vez consegui ver que ele aparecia como uma porta serial (COM4). 

Usando o Teraterm tentei várias combinações de taxa e sinalização, mas só consegui ver uns caracteres aleatórios. Joguei uma pergunta no Twitter e a Multilaser respondeu dizendo que não tinha o esquema ou manual de serviço. Tentei ver também como comprar outra placa, mas sem sucesso. A conversa está aqui.

Aqui a placa do tablet:

Placa tablet M10A Multilaser

Fiz uma pesquisa pelo modelo escrito ali no canto superior direito da placa (RC_K710) e o resultado foi o seguinte:

Tablets usam a mesma placa:

1. Innjoo F4
2. 4Good GT300
3. Assistant AP-115G
Tablets que tem placas muito parecidas:

1. Multilaser M9 3G
2. Philco PTB7RRG 3G
3. How Max HT-704G 11A

Curioso é que o M10 Lite é outra placa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!