Por dentro de um gravador de memórias EZP2019+

 Gravador EZP2019+

Sempre é bom ter um gravador de memórias para uma eventualidade. Eventualidade esta que acabou acontecendo recentemente e eu estava sem gravador. Meu primeiro gravador era um Pocket Programmer bem velhinho (1998) que me acompanhou até 2014. Nessa época já estava com um G540 USB que foi embora numa das mudanças. Nos links tem mais informações e os por dentro deles, só clicar.

Mas então, surgiu a necessidade de gravar uma memória 25L640 estes dias e acabei comprando um EZP2019+ que só grava memórias seriais. Segue o vídeo sobre o aparelho:

O gravador é bem pequeno e me atendeu muito bem. Aqui a placa do gravador:

Gravador EZP2019+

É só um CI conversor USB serial onde os pinos extras são usados para a programação das memórias. Tem também um regulador de tensão e dois transistores. A placa por baixo:

Gravador EZP2019+

E pra fechar, os acessórios que vieram com o kit:
Gravador EZP2019+

As plaquinhas são meio inúteis pois os soquetes ZIF são bem mais práticos. Depois de comprado cheguei a conclusão que vale a pena pegar o kit que vem com o cabo para programação diretamente na placa. No meu caso tive que dessoldar a memória, gravar e resoldar. Com o cabo era só conectar e gravar. Vou ver se pegou um cabo separado. Para quem quiser comprar um também é só clicar aqui.

3 comentários:

  1. Show, tenho um consigo e funciona perfeitamente bem.

    ResponderExcluir
  2. Comprei uma dessa é não reconhece meu chip eprom de forma alguma. Tentei pelos dois modos (chip separado da placa e também com ele na placa usando a garra 'jacaré'). O chip é compatível, pois vejo nas opções que ele está lá, mas quando mando fazer leitura ele detecta como se fosse um série 24. Não lê, nem apaga, não faz nada. dinheiro jogado no lixo.

    ResponderExcluir
  3. estou com problema semelhante ao relatado no último comentário, comprei e deixei guardado até surgir a oportunidade de uso, agora estou tentando usar, mas ele realiza todo o procedimento mas não faz a leitura dos valores no chip, até lê valores quando abro uma bios baixada, mas no chip acusa sempre vazio, a testei com varias bios de placas velhas e tudo igual.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!