Por dentro de um monitor LG Ultrawide 29UM68-P

 

LG ultrawide 29UM68-P defeito

O monitor do meu irmão (LG ultrawide 29UM68-P) apresentou o problema da foto acima, com linhas e ruído na maior parte da tela. Na tentativa de consertar o defeito fiz o vídeo sobre como desmontar:

O problema maior ao tentar consertar um monitor ultrawide é como desmontar, pois qualquer coisa pode danificar o LCD. Como visto no vídeo esse não teve jeito, o problema era na linha de 34V que vai pra dentro do LCD e teria que desmontar pra chegar até algum componente lá dentro. O monitor por dentro:

LG ultrawide 29UM68-P defeito

É uma placa, o LCD e dois alto falantes. Estes alto falantes são muito bons e tem até twitters com o devido capacitor não polarizado em série. A placa principal:

LG ultrawide 29UM68-P defeito

É um CI MST9813Q1 onde entra sinal e sai LVDS, um amplificador de áudio classe D ali no canto direito, com quatro bobinas perto e um CI da Texas para o amplificador de fone de ouvidos. Os demais são todos reguladores chaveados. No LCD tem uma placa grande com o regulador RT6811 com múltiplas saídas:

LG ultrawide 29UM68-P defeito

Nesse regulador as tensões estavam ok menos a de 34V que vali para dentro do LCD. Esta variava bem na cadência do problema. Logo alguma coisa dentro do LCD estava com problemas. Nesse ponto eu parei pois teria que desmontar todo o LCD pra ter acesso aos circuitos. Ainda na placa do LCD tem mais um CI (HX5272) que entra LVDS e sai os sinais para os circuitos lá dentro:

LG ultrawide 29UM68-P defeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!