Usando uma Raspberry Pi 3B como desktop

Desktop Raspberry Pi 3

Pois é, devido a uma reorganização do layout aqui de casa o Pakéquis Lab ficou sem PC. Relembrando, o PC antigo ficou no posto avançado em Campinas e o novo ficava aqui no lab. Agora o novo teve que subir pra ficar mais fácil pra dona esposa usar em suas edições de fotos e vídeos, ao mesmo tempo que pode ficar de olho nos pequenos.

Como solução temporária e por diversão montei um setup com uma Raspberry Pi 3B e um monitor feito com um LCD de notebook. Tudo isso eu já tinha aqui e já mostrei em posts e vídeos, relembrando também:
Tive que comprar apenas um teclado e um mouse. Como o critério foi o mais barato possível os dois funcionam, mas não são assim tão bons.

A caixa de som estou usando a iHome mesmo, que é o que tinha à mão. No momento ela está ligada a placa universal de LCD, na saída de áudio. O áudio vem da Rasp via HDMI. Como essa placa tem um amplificador de áudio também estou pensando na possibilidade de desmontar a iHome, retirando a parte de alto falantes e ligando diretamente na placa.
Raspberry Pi 3 no NesPi case

Mantive a Rasp no case NesPi pois é o único que eu tenho. Ele tem uma caixinha embaixo para colocar os cartões uSD, então não precisei ficar reaproveitando e mantive as três imagens que uso em três cartões:
1. Retropie num cartão de 32 GB
2. Central multímidia com Kodi num cartão de 8GB
3. O desktop com Raspbian num cartão de 64GB

Após três semanas usando essa configuração seguem algumas notas:

1. O sistema é bem lento. Desisti de usar o Chromium que vem com o Raspbian e passei a usar o Midori. Como página de busca uso o "Wiby.me", que é uma busca mais leve e só mostra páginas estilo início da Web (leves).

2. Embora o Midori seja leve, abrir mais de 2 ou 3 abas é inviável. As páginas atuais são muito pesadas e a Rasp pena pra mostrar. Minha principal fonte de notícias (o Hackernews) abre normalmente, o que é ótimo.

3. Instalei e tentei usar o VSCode na versão pra Rasp, mas também é inviável. Muitos problemas de compatibilidade nas extensões que eu costumo usar e o processador ARM da placa. O PlatformIO instalou mas não rodou direito. Desisti...

4. IDE do Arduino funciona bem. O jeito é usar ela até ver uma solução melhor.

5. Devido aos problemas com o VSCode passei a usar a IDE Thonny para Python que vem no Raspbian mesmo. Funciona até que bem, mas me causou problemas por rodar o Python 3. Ao instalar pacotes para o Python via terminal embolei com o pip e instalava para o Python 2 e não para o 3. Falha minha esquecendo do pip3. O Python é para um projeto com Tesserac, que foi instalado e está se comportando bem nos testes.

6. Pacote de escritório padrão é o Libre Office. Só usei a planilha até agora pra editar os .csv lá dos índices de revistas eletrônicas.

7. PDFs rodam bem, dá pra abrir um e usar a planilha do .csv do item anterior. Com menos opções nesse desktop estou dando um focando no projeto dos índices.

8. Antes desse setup eu usava o Github só no Windows e via GUI ou web. Passei a usar via Git direto do terminal e agora não consigo mais usar a GUI. Com os repositórios privados gratuitos agora deu pra fazer uma coisa que falarei em outro post.
git na Raspberry Pi

9. Youtube funciona, mas numa lentidão muito grande. Mais fácil e rápido usar no celular.

10. Sem jogos, não tenho tempo pra isso...

Um comentário:

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!