Multímetro Mustool MDS8207 por dentro

Multímetro Mustool MDS8207
Mais um dia, mais um multímetro. Hoje é o Mustool MDS8207, com osciloscópio de 40 MHz integrado. Segue o vídeo:


Aqui a placa principal, com um CI raspado:
Multímetro Mustool MDS8207 PCB

Pelo cristal ali do lado do CI e da memória EEPOM acredito que seja um microcontrolador ou, mais provavelmente, o CI de multímetro mesmo (que não deixa de ser um microcontrolador). Os dois relés e aquele CI de 8 pinos na área demarcada são para o osciloscópio. Na parte de baixo só tem as áreas dos botões, o LCD, a chave impressa e o shunt de 10 A:
Multímetro Mustool MDS8207 LCD

Algo que descobri após fazer vários vídeos e posts sobre multímetros é que existe muita gente por aí que desmonta os aparelhos e acaba tirando os contatos da chave rotativa do lugar. Por isso segue a foto dos contatos na posição correta para o MDS8207:
Multímetro Mustool MDS8207 contatos

A segunda placa:
Multímetro Mustool MDS8207 osciloscópio

Essa placa vai encaixada na placa maior e é soldada em dois pontos. Na parte de cima dela tem um CI com portas inversoras e reguladores de tensão. Embaixo dela é que a coisa fica bonita:

Multímetro Mustool MDS8207 osciloscópio
Aqui temos um mini-osciloscópio digital, com um conversor AD (raspado) e uma FPGA para fazer a captura das formas de onda. A profundidade da memória não é especificada (ou não encontrei). O outro CI que sobrou é um microcontrolador ARM da STM.

2 comentários:

  1. Interessante! Será não valeria a pena fazer um adaptador de banana pra BNC que encaixe no multímetro e user uma ponteira de osciloscópio? Penso assim que sair um pouco do sufoco em comprar um desses, achei bem útil.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rodrigo tudo bem?
    Eu dei um vacilada com o meu multímetro e fritei dos dois resistores de entrada do canal do osciloscópio, substitui por outro valor apenas para teste e esta funcionando, por sorte, você poderia me passar que o valor corretos destes resistores.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!