Retrofit de baterias de Ni-Cd para Li-Ion na parafusadeira/furaderia sem fio

Baterias de Li-Ion

Opa, vamos lá pra esse blog não morrer. 

Faz tempo que escrevi sobre minha furadeira Black & Decker (CD121K-BR), e já havia comentado que em algum momento teria que trocar o pack de baterias de Ni-Cd por um de Li-Ion. Pois esse dia chegou, a bateria morreu e, apesar de carregar, não durava nem uns minutinhos. Para o retrofit usei uma placa de controle de carga chinesa (Existem vários modelos - compre aqui) e quatro baterias 18650 retiradas de packs de notebook. Não é bom misturar as marcas e modelos, mas esse aqui foi só um teste "provisório". Segue o vídeo da montagem:



Agora as fotos. Começando pelo pack de baterias originais de Ni-Cd que parecem saídas de algum equipamento valvulado antigo:
Baterias de Ni-Cd

A plaquinha de carga chinesa:
Placa controladora de carga da bateria
A seta em vermelho indica o capacitor de 100nF que tive que colocar para poder pressionar o botão da furadeira até o final Sem ele a controladora desarma por proteção de sobrecorrente. Descobri isso após algumas buscas, num site russo. A ligação da placa CF-4S30A-A nas baterias fica assim:

Esquema de ligação da controladora de carga

E tudo montado na caixa original da bateria:
Bateria montada na caixa
O carregador original da furadeira/parafusadeira carrega normalmente o novo pack. O melhor desta modificação é o peso da bateria que ficou bem mais leva que a original.

23 comentários:

  1. Estou pra fazer a mesma coisa em minha parafusadeira, similar a essa. Só que vou ser mais radical, comprei umas plaquinhas pra usar um grupo de 6 pilhas mas de 2 em paralelo. No caso vou ficar com o dobro de autonomia mas um pouco menos de tensão. Daqui uns dias chegam as placas, já deram entrada na "UTI" em Curitiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta placa levou só três meses pra chegar...

      Excluir
    2. Bom dia. Gostaria de saber se caso eu usar 3 baterias lition 18650 4,2 v e 8800mAh traria algum problema para meu equipamento?
      obrigado

      Excluir
  2. com essa plaquinha para recarregar as baterias é só colocar uma fonte 12V nos terminais p+, p-, ou precisa de mais alguma coisa? Se precisar de mais carga pode ligar mais de uma placa em paralelo?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo boa noite achei seu vídeo super interessante e muito inteligente e fiz a mesma coisa comprei a placa as baterias e ok... vc pode me informar onde posso comprar esse capacitor smd que vc colocou na placa para não cortar a corrente???? Não consegui identificar e onde posso comprar muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Onde você colocou o capacitor de 100 manos?

    ResponderExcluir
  5. Amigo eu tenho o mesmo problema com o gatilho da minha furadeira porém minha placa é diferente dessa sua e eu não sei como resolver! Vc pode me ajudar? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1104461459-placa-proteco-3s-bms-bateria-18650-li-ion-20a-frete-1000-_JM a minha placa é aqui. Grato!

    ResponderExcluir
  6. Estou com o mesmo problema de não poder apertar de uma vez o gatilho, minha placa é 4S40A Rev 2.3 mas não localizei onde inserir o capacitor

    ResponderExcluir
  7. Projeto sensacional.
    tenho uma parafusadeira de 18V. Onde consigo placa compativel

    ResponderExcluir
  8. Alguém já descobriu como resolver o problema do corte da placa BMS 3s 20A?

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde! Estou querendo comprar a placa que você utilizou neste vídeo?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, esse capacitor serve um de 50 v?

    ResponderExcluir
  11. E se eu não colocasse a placa controladora, o que aconteceria?

    ResponderExcluir
  12. Vc poderia colocar uma foto mas detalhada da posição do capacitor na placa,tentei com o zoom mas n ficou bem nítido e ficou ótimo a sua explicação acho q foi a melhor de todas q assistir desde já agradeço!?

    ResponderExcluir
  13. Qual é melhor placa BMS 3s 20A ou 4S? maquina igual sua, mas é 9.6v

    ResponderExcluir
  14. Sabe, eu sou super fã deste pakekis, mas gostaria muito que ele desse mais atenção aos comentários aqui, principalmente referente a dúvidas dos leitores. Eu mesmo queria saber sobre este capacitor e infelizmente não vi nenhuma reposta de que tipo de capacitor de 100nf 1uf é. Como sou leigo no assunto vou desistir do projeto. Desanimador :(

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo vídeo e pela iniciativa. Deixa a dica de onde colocar o capacitor. Muita gente tá com essa dúvida. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. A bateria você usou de quantos amperes? O capacitor de 100nF você ligou no lugar de algum componente na placa? Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Sabe o capacitor pra retirar da bms 4s?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!