Baterias de Li-Ion

Opa, vamos lá pra esse blog não morrer. 

Faz tempo que escrevi sobre minha furadeira Black & Decker (CD121K-BR), e já havia comentado que em algum momento teria que trocar o pack de baterias de Ni-Cd por um de Li-Ion. Pois esse dia chegou, a bateria morreu e, apesar de carregar, não durava nem uns minutinhos. Para o retrofit usei uma placa de controle de carga chinesa (Existem vários modelos - compre aqui) e quatro baterias 18650 retiradas de packs de notebook. Não é bom misturar as marcas e modelos, mas esse aqui foi só um teste "provisório". Segue o vídeo da montagem:



Agora as fotos. Começando pelo pack de baterias originais de Ni-Cd que parecem saídas de algum equipamento valvulado antigo:
Baterias de Ni-Cd

A plaquinha de carga chinesa:
Placa controladora de carga da bateria
A seta em vermelho indica o capacitor de 100nF que tive que colocar para poder pressionar o botão da furadeira até o final Sem ele a controladora desarma por proteção de sobrecorrente. Descobri isso após algumas buscas, num site russo. A ligação da placa CF-4S30A-A nas baterias fica assim:

Esquema de ligação da controladora de carga

E tudo montado na caixa original da bateria:
Bateria montada na caixa
O carregador original da furadeira/parafusadeira carrega normalmente o novo pack. O melhor desta modificação é o peso da bateria que ficou bem mais leva que a original.