Já faz tempo que eu penso em montar um gerador de funções. Até tenho guardado duas peças do ICL8038, mas o máximo que fiz foi colocar um deles num protoboard. Como o projeto não andava acabei comprando um kit Chinês para queimar etapas e poder testar o desempenho do CI. O kit vem assim:
Kit de gerador de funções com o CI ICL8038

E tem vídeo da montagem e demonstração do ajuste e funcionamento:


Pra complementar seguem as fotos e comentários adicionais.

1. Foi comprado no início de Junho e chegou semana passada. Bem rápido em comparação com a média das encomendas. Comprei na Banggood e caso queira comprar um igual é só clicar aqui.

2. A placa é de fenolite face simples e vem com os códigos e valores dos componentes. Isso facilita muito a montagem. Nem olhei no esquema pra montar.
Placa do gerador de funções com o CI ICL8038

3. A parte de baixo da placa, só para registro:
Placa do gerador de funções com o CI ICL8038

4. O kit montado. Os conectores azuis (esquerda), ficam bem apertados e não ficaram bem alinhados:
Gerador de funções com o CI ICL8038 montado
5. Troquei o ICL8038 que veio com o kit pelo que eu tenho aqui com encapsulamento cerâmico (date code de 1978). O kit funcionou, mas o ajuste de distorção da saída senoidal teve que ficar com o trimpot no extremo. O que nos leva ao próximo item...

6. O circuito integrado ICL8038 do kit tem o símbolo da Intersil, mas não tenho certeza de que seja original. A Intersil parou de fabricar esse gerador de funções faz tempo.

7. Medi por volta de -40dB de distorção na saída senoidal (ajustada e com o CI que veio no kit). Dentro do esperado segundo o data sheet do ICL8038.