Por dentro de um Power Bank (bateria de emergência?)

Atualizado em 21/08/2016: Finalmente fiz um vídeo para complementar o post. Não achei a parte em que a Séfora conta a história. Quando (e se) achar eu adiciono aqui.



Pois é, esse aqui era pra ser um vídeo, mas fui enrolando, enrolando, enrolando e não saiu. Até filmei a Séfora contando a história dele. Se der, mais pra frente eu faço certo. Enquanto isso...

Power Bank

A Séfora comprou este Power Bank no camelô e como não funcionou direito (segundo ela funcionou apenas uma vez) trouxe pra eu dar uma olhada. Pra quem não sabe estas coisinhas servem pra recarregar o celular quando se está longe de uma tomada ou sem o carregador. O problema deste aqui não era nada grave, era apenas o cabo defeituoso. Com outros cabos o power bank "funciona".

O funciona entre aspas significa que ele não tem os 8000 mAH (na embalagem está escrito 12000 mAH). Usei uma vez em uma viagem e ele não conseguiu carregar meu celular, que estava por volta de 30% de carga, até o máximo. Testei mais algumas vezes sempre com resultados desanimadores.

Dando uma olhada na parte interna podemos ver a bateria que ocupa quase toda a caixa do aparelho:
Power Bank
Não existe qualquer indicação do fabricante, capacidade ou outra informação no corpo da bateria. Medindo a tensão achei os 3,7V esperados. A parte de cima da plaquinha tem apenas o conector USB e dois LEDS:

Power Bank

Por baixo ela é um pouco mais interessante:
PCB Power Bank

Não desenhei o circuito, mas até onde vi e medi me pareceu que tem um regulador linear para carregar a bateria (editado: olhei melhor e parece que não é isso não, vou confirmar) e um outro, chaveado, para subir a tensão para os 5V para recarregar o celular. Algo que me chamou a atenção é que este regulador fica ligado direto, com o conector USB de saída sempre alimentado. Não me recordo os valores, mas dei uma olhada com o osciloscópio nesta saída e deu pra ver um ripple um pouco alto.

O aparelho esquenta quando em carga da bateria e um pouco menos quando fornecendo carga para algo externamente. Não vi nada que lembre uma proteção térmica para a bateria. Mas parece confiável (hehe), pois tá escrito que é um autentico original "Power Brank". Tem até os símbolos de conformidade da FCC e da comunidade européia. Além de ser ROHS:
Caixa do Power Bank

É cada coisa que aparece por aqui....

9 comentários:

  1. o circuito em questão não é um controlador de carga para celulas de litio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte dele seria isso, mas me parece ser só um regulador linear comum. E parece faltar o controle de temperatura...

      Excluir
  2. o que acontece se eu tiro a bateria e a coloco com polos invertidos?

    ResponderExcluir
  3. o que acontece se eu tiro a bateria e a coloco com polos invertidos?

    ResponderExcluir
  4. o que acontece se eu tiro a bateria e a coloco com polos invertidos?

    ResponderExcluir
  5. Como faço para saber com até quantos volts esse redutor funciona?

    ResponderExcluir
  6. NOTA: a bateria nada mai é que células de bateria de notebook, sendo facilmente substituivel

    ResponderExcluir
  7. Comprei um power bank e veio sem bateria. Como faço pra comprar uma pro meu?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!