Bom, depois de anos e anos finalmente montei um rádio AM super-heteródino. Lembro ainda de um kit destes da Superkit que ficou um tempão na loja de eletrônica aqui da cidade. Nem me atrevia a perguntar o preço...

Mas daí vieram os chineses pra facilitar a nossa vida (até que alguém acabe com a brincadeira). Procurei por um kit todo transistorizado, comprei e fiz um vídeo da montagem:


O que faltou falar no vídeo:
0. Onde comprar?.

1. As emissoras de AM em ondas médias estão com os dias contados. A maioria vai migrar pra faixa de FM e, daqui há alguns anos, não vai sobrar nenhuma entre os 530-1600 kHz. Então o momento pra montar um kit destes é agora, antes que seja tarde. 

2. A FI do rádio é em 465 kHz e não em 455 kHz como é comum por aqui. Como falei no vídeo, seria legal testar com um diodo de germânio no lugar de V4.

3. Na parte debaixo da placa de circuito impresso algumas trilhas tem pads que devem ser conectados com um jumper. Eles estão marcados com um X nas trilhas do esquema, nos coletores de V1, V2, V3 e V5. Caso sejam deixados em aberto o rádio não funcionará, é claro...
Esquema rádio AM
4. Como está escrito no esquema acima, o modelo do rádio é HX108-2+.

5. Foto dos componentes:
Componentes do kit de rádio AM
6. E uma foto do rádio montado:
Kit de rádio AM montado.
7. Comprei no Aliexpress. Não vou colocar o link direto pra este modelo, pois amanhã ele pode nem mais existir por lá. A dica é procurar por "Rádio Kit". Tem vários modelos, transistorizados ou com CIs e AM e/ou FM.

8. As bobinas de FI de o oscilador local estão marcadas na legenda de componentes da placa com um simbolo em Chines indicando cada cor. Usei o tradutor do Google pra descobrir a posição de cada bobina.