Notas aleatórias de Sexta 08/08

E vamos lá, com mais um giro nos links, notícias e outras coisas...
  • Durante as meus "experimentos" com os cabos LVDS de displays LCD precisei de alguns pedaços de par trançado e apelei para uma antiga técnica (acho que vi em algum site há muito tempo). Mais um uso para minha parafusadeira/furadeira. Serve tanto para trançar quanto para destrançar pares de fio:


    --
  • Sábado passado acabei parando no "The Slingshot Channel" ("Canal do estilingue") do alemão Joerg Sprave. Passei muito tempo vendo os vídeos do canal e impressionado com as variações para "armas com elásticos" que o cara criou. Os vídeos são em Inglês, mas dá pra entender as montagens e funcionamento fácil, fácil. E a risada do Joerg também é muito legal, hehe...
    ---
  • Um texto antigo, mas que deve ser lido por todos que gostam de história da eletrônica brasileira: "Uma história nada exemplar" do blog do Simão Pessoa. Fala sobre a Zona Franca de Manaus, a burocracia da época e a produção de um rádio da Coca-Cola.
    ---
  • Continuando no tema "história", aqui tem um pouco sobre o Sr. Miro Brandão, um grande especialista em amplificadores valvulados. Ano passado encomendei os dois transformadores de saída do meu amplificador valvulado (uma hora sai) e ele não só os enrolou como também me deu algumas dicas sobre o circuito.
    ---
  • E mais um pouco de história... Já fiz um post sobre o início da TV aqui no Sul de Minas, mas no blog "Memórias de Varginha" tem muito mais fotos e informações. Legal a história do Facinho, que fabricava e vendia os seus rádios Megaton.
    ---
  • E saiu mais uma edição da revista "Radioamadorismo em fascículos" (grátis). A série sobre reaproveitamento de sucata tá ficando boa.
    Radioamadorismo em fascículos 5

    ---
  • Um texto pra pensar: "O Switch Off dos Técnicos e Engenheiros Analógicos". Fala sobre a necessidade de reciclagem dos profissionais de TV devido a chegada da TV digital.
    ---
  • Ah, as coisas que a gente encontra nos sebos. Comprei este livrinho (Eletrônica da Vida, de Mário Ferreira de Oliveira, 2004) sem olhar muito, mais pela capa. É mais uma biografia do autor com muito pouco sobre eletrônica. Cada capítulo tem no máximo 5 páginas (103 páginas o livro todo) e a edição é do próprio autor que é do Paraná. A capa é legal...
    Eletrônica da Vida
  • E só esta semana descobri o CCDB (Cláudio César Dias Baptista). Ele foi um dos fundadores da revista Nova Eletrônica, fabricante de aparelhos de som e agora é escritor de ficção científica. Encontrei o site dele e ainda estou tentando acompanhar os textos. Muita coisa pra ler, como a página sobre as guitarras de ouro, caixas acústicas, e muito mais. O "Cantinho dos prospectos" tem vários PDFs com informações e a história da sua empresa de áudio. O site é propositalmente confuso, como o CCDB mesmo diz em uma página que eu não consegui encontrar pra colocar o link aqui.
    ---
  • Desculpem o link para um texto em Inglês, mas o artigo "What Next? Robot Cemeteries" na EETimes parece coisa de filme. No Japão surgiu um problema com o fim da produção e suporte técnico do Aibo, aquele cachorro robô da Sony. O pessoal se apegou aos robôs e está difícil aceitar a "morte" dos "bichinhos" quando apresentam algum defeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!