Por dentro do console FunPlay da Freetroncom

Comprei este console já faz um tempinho e estava esquecido numa gaveta na sala. Ele foi comprado para ser usado pela minha esposa que queria jogar Sonic. O bichinho é basicamente um emulador de Sega Master System e Game Gear e vem com 20 jogos na memória, sem entrada para cartucho. Ela jogou uma duas ou três vezes com ele, que depois foi pra gaveta. Me lembrei do console depois de fazer uma lista com os aparelhos que quero desmontar e tirar fotos internas para mostrar pra vocês, meus leitores (espero que ainda exista algum).

Então, o console é este aqui:

Console FunPlay

Ele é bem pequeno, como podem ver, e nem um pouco ergonômico (tem o formato da cabeça do Sonic). Funciona com três pilhas pequenas (AA) e tem um botão de liga desliga embaixo e um de Reset em cima, perto do cabo de áudio e vídeo. Cabo este que tem 3 metros de comprimento. Ainda está a venda na DealExtreme por apenas US$15,00. O fabricante é uma tal de Freetron cujo website sumiu da rede.

Para abrir o aparelho apenas quatro parafusos prendem as duas partes da caixa. Como no gravador G540 é só isso mesmo, nada de pecinhas plásticas chatas que quebram com facilidade. Ao abrir vemos a placa (PCB) principal pelo lado de baixo (clica que aumenta):

Console FunPlay aberto

Nada de interessante aí, só um cristal de 27MHz, uma bobina, um capacitor eletrolitico e uma bobina. E nem adianta ficar feliz com aqueles seis jumpers logo abaixo do eletrolitico. Eles servem apenas para ligar capacitores para filtragem dos botões. A placa é presa por apenas dois parafusos, sem complicação. Retirados os parafusos  e virada a placa vemos o lado dos componentes:

Sega FunPlay PCB

E, infelizmente, o console é só um chip bolha preta ligado aos botões e a uma plaquinha com a memória (outra bolha preta). Não analizei a fundo, mas me parece que esta placa pode ser substituída por uma memória qualquer de 3.3V com 44 pinos com qualquer ROM de Master System ou de GameGear que deve funcionar. E se isso funcionar dá até pra adaptar uma entrada pra cartuchos, tomando cuidado com a diferença de tensão entre os jogos originais (5V) e o console (3V).

E pra fechar, segue a lista de jogos que vem na memória do FunPlay:

Alex Kidd: The Lost Stars
Alex Kidd in High Tech World
Alex Kidd in Miracle World
Altered Beast
Astro Warrior
Bomber Raid
Dr. Robotnik's Mean Bean Machine
Ecco II: Tides of Time
Fantasy Zone
Golden Axe
Penguin Land
Psycho Fox
Quartet
Ristar
Sonic Blast
Sonic Chaos
Sonic Drift 2
Sonic Spinball
Sonic Triple Trouble
Super Columns

5 comentários:

  1. Teeeem leitor sim ehehe, passo por aqui pelo menos uma vez por semana pra ver se tem novidade eheh.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a postagem, eu também adoro ver o que tem dentro dos aparelhos, muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Tem mais leitor do que imagina. Assinei no Google Reader para não perder nada. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. So agora que me toquei que faz tempo que acompanho o site e nunca comentei nada.... bom vc tem leitores sim, pessoas que como eu adoramos eletronica e tecnologia, e curtimos seu trabalho de desmontar e analizar os mais diversos equipamentos =)

    ResponderExcluir
  5. Tem leitor sim. :) Mais um que compartilha o hábito da desmontagem :)

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!