Não compro mais pen drive com conector de plástico (ou consertando um pen drive com conector quebrado)

Ô título grande este. Mas então, pen drives são as novas pragas que povoam minha bancada. Tempo bom quando só apareciam os ferros de passar roupa da Black & Decker (aquele preto, que parece ter partes de baquelite) de parentes e vizinhos pra consertar. Eles sumiram e agora só aparecem celulares e pen drives, sempre com aquela conversa de "tenta arrumar, se não tiver conserto pode jogar fora" e nisso vão se acumulando aqui em casa. O lado bom disso é que sempre tenho peças de reposição e foi por isso que resolvi dar um jeito num pen drive SanDisk de 16GB que estava assim:

Pen drive Sandisk 16GB

Provavelmente por motivos econômicos os fabricantes estão abolindo o uso do conector padrão USB por conectores plásticos que não duram nada e pra piorar ainda usam a própia PCB com trilhas para os contatos. Este da foto quebrou o conector dos dois lados e era reconhecido apenas quando colocado com cuidado na porta USB. Qualquer sopro e ele não era mais reconhecido. Após me irritar várias vezes com ele resolvi que era hora de corrigir o defeito e nada melhor que um Domingo de chuva pra fazer isso.

Primeiro escolhi um "doador de corpo" entre os pen drives mortos que tenho aqui. O escolhido foi este, que tem uma caixa muito comum, com um bom espaço interno:

Pen drive com defeito

Nem lembro mais quem me passou este para consertar, mas era de 4GB. Antes de começar testei de novo pra ver se, por milagre, ele tinha voltado a vida. Mas nem apareceu no PC, apesar do LED acender.

Comecei separando a placa em duas partes deixando um pedaço no lado do conector para manter uma boa fixação na caixa:

placa do pen drive

E pra alegria do pessoal que lê o blog (sim, eles existem) claro que tirei fotos da placa do pen drive da SanDisk. Olha o lado dos componentes da placa:

Pen drive SanDisk aberto
Aí dá pra ver o conector feito com placa de circuito impresso, já um pouco desgastado. Agora do outro lado é assim:
Placa do pendrive SanDisk

Continuando, cortei a placa do SanDisk retirando a parte do conector USB, deixando apenas uns toquinhos para soldar depois. Lixei um pouco esta placa e a do pen drive doador:

placas dos pen drives

Com pedaços de fio rigido soldei as duas placas:

conserto do pen drive

Como nada dá certo de primeira, o resultado ficou maior que a caixa. Como eu testei fora da caixa e funcionou resolvi não mexer muito e acabei lixando a parte traseira pra caber:


Depois obri com um pedaço de fita isolante e, de longe, nem dá pra perceber:

Pen drive consertado

Claro que não vou usar este pen drive para coisas importantes (na verdade eu não uso pen drives para coisas importantes). E claro também que eu poderia simplesmente ter comprado um pen drive novo, mas daí  perderia a diversão de sentar na bancada no Domingo chuvoso e soldar um pouco.

Observção: Provavelmente esta "adaptação" interfere na velocidade de transferência de arquivos, mas nos testes que fiz não notei grande diferença.

13 comentários:

  1. Posso estar enganado mas, sendo Sandisk original vale a pena reparar. Não me lembro de ter tido problemas com pen drives ou cartões de memória da Sandisk nem da Kingston. A Kingston tem , em seu site asiático, uma página para verificação da autenticidade de seus produtos:

    http://legacy.kingston.com/asia/verify/

    A Sandisk já recomenda que se adquira seus produtos de um distribuidor autorizado ou se entre em contato com o suporte técnico via site.

    Esse da kingston eu já usei e realmente funciona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, este aqui é origina da SanDisk, o problema é o conector de plástico que quebrou. Eles deveriam ter feito algo melhor nesta parte.

      Excluir
  2. Ehehehe, eu teria cortado a placa doadora o mais rente possivel aos pinos do conector, e dai colocado ela de "topo" com a do pendrive e soldado com pequenos pedaços de lides de resistor.

    Dai caberia sem problemas na caixinha :P

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog, tem muitas informações interessantes!
    Mas tenho uma dúvida: você conseguiu o potenciômetro do telejogo?
    Estou com um que o comando esquerdo fica patinando (deve ter quebrado por dentro e ele gira solto)
    Ele é de 500k mesmo? Tem como fazer alguma gambiarra aproveitando o original mesmo ou ele é selado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, o pot do telejogo é de 500k mesmo. Dá pra colocar um de 470k no lugar, o problema é encontrar algum com o tamanho certo.

      Excluir
  5. Você teria as medidas dele? Acho que aqui em Brasília tem uma eletrônica com uma boa variedade de potenciômetros. Qualquer coisa eu posso pegar um a mais e te mandar, aí você finaliza a saga do Telejogo =)

    ResponderExcluir
  6. Você parece o Professor Pardal de Duck Tales. Rssss

    ResponderExcluir
  7. Fiz o mesmo com o meu de 4g tb da sandisk, mais coloquei em uma carcaça de um Kingston. Tirei a placa do Kingston sem quebrar apenas soltei o plug. Depois sem cortar a placa do sandisk soldei direto. Funcionou!

    ResponderExcluir
  8. Galera,o meu foi quebrado dentro da saída usb do meu notebook.😏 qual equipamento específico para puxar o outro pedaço?

    ResponderExcluir
  9. Meu irmão deixou um para mim soldar o conector mas não sei se vai dar 1 trilha quebrou antes da solda sobrando duas

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!