Melocoton da Grow
E mais uma vez apareceu um brinquedo pra arrumar. Isso é bem comum aqui já que certa conhecida minha vive enfurnada em brechós e bazares beneficentes. Sua casa já está lotada de brinquedos comprados nestes locais mas para ela ainda não é o bastante. Há algumas semanas ela apareceu com uma nova aquisição para que eu consertasse. A bola da vez era um Melocoton da Grow.

Eu não me lembrava deste personagem até fazer uma pesquisa sobre o que se tratava. O Melocoton era um coadjuvante do extinto programa “Eliana & Cia” do SBT. O brinquedo lembra muito o “Tickle Me Elmo” original: você aperta a barriga e ele começa a falar e a tremer. A caixa que contém a parte eletrônica e mecânica fica bem acessível por um velcro nas costas do boneco. Esta facilidade de retirar a caixa faz com que seja meio difícil encontrar algum boneco completo e funcionando.
Melocoton da Grow

O problema com este aqui era que ele não tremia mais. O boneco falava todas as frases normalmente e dava pra ouvir o motor funcionando, mas sem a tremedeira. Como sempre abri o brinquedo e tirei umas foto pra colocar aqui no blog. A caixa aberta é assim:
Melocoton da Grow

Em cima a direita vemos a placa eletrônica e o motor. A esquerda fica a parte mecânica. Infelizmente a única PCB contém apenas um chip bolha e um transistor de acionamento do motor:

Na parte mecânica uma engrenagem grande com um peso colocado em uma das bordas serve para fazer o bicho tremer. O peso é relativamente grande o que causa uma tremedeira acentuada ao brinquedo. E é essa característica que acabou causando o problema no sistema. A engrenagem pequena do eixo do motor rachou e escapou. Na foto abaixo dá pra ver a rachadura:

Por sorte eu costumo guardar muitas engrenagens e outras peças de brinquedos. Dando uma vasculhada nas gavetas acabei encontrando uma equivalente:

Com a engrenagem no lugar tudo voltou ao normal. Acabei fazendo um vídeo da caixa funcionando. No vídeo também dá pra ver o consumo relativamente alto do brinquedo (a fonte mostra 1A com o motor ligado).