sábado, 26 de junho de 2010

Consertando um Melocoton da Grow

Melocoton da Grow
E mais uma vez apareceu um brinquedo pra arrumar. Isso é bem comum aqui já que certa conhecida minha vive enfurnada em brechós e bazares beneficentes. Sua casa já está lotada de brinquedos comprados nestes locais mas para ela ainda não é o bastante. Há algumas semanas ela apareceu com uma nova aquisição para que eu consertasse. A bola da vez era um Melocoton da Grow.

Eu não me lembrava deste personagem até fazer uma pesquisa sobre o que se tratava. O Melocoton era um coadjuvante do extinto programa “Eliana & Cia” do SBT. O brinquedo lembra muito o “Tickle Me Elmo” original: você aperta a barriga e ele começa a falar e a tremer. A caixa que contém a parte eletrônica e mecânica fica bem acessível por um velcro nas costas do boneco. Esta facilidade de retirar a caixa faz com que seja meio difícil encontrar algum boneco completo e funcionando.
Melocoton da Grow

O problema com este aqui era que ele não tremia mais. O boneco falava todas as frases normalmente e dava pra ouvir o motor funcionando, mas sem a tremedeira. Como sempre abri o brinquedo e tirei umas foto pra colocar aqui no blog. A caixa aberta é assim:
Melocoton da Grow

Em cima a direita vemos a placa eletrônica e o motor. A esquerda fica a parte mecânica. Infelizmente a única PCB contém apenas um chip bolha e um transistor de acionamento do motor:

Na parte mecânica uma engrenagem grande com um peso colocado em uma das bordas serve para fazer o bicho tremer. O peso é relativamente grande o que causa uma tremedeira acentuada ao brinquedo. E é essa característica que acabou causando o problema no sistema. A engrenagem pequena do eixo do motor rachou e escapou. Na foto abaixo dá pra ver a rachadura:

Por sorte eu costumo guardar muitas engrenagens e outras peças de brinquedos. Dando uma vasculhada nas gavetas acabei encontrando uma equivalente:

Com a engrenagem no lugar tudo voltou ao normal. Acabei fazendo um vídeo da caixa funcionando. No vídeo também dá pra ver o consumo relativamente alto do brinquedo (a fonte mostra 1A com o motor ligado).

9 comentários:

  1. Na hora que eu bati o olho a primeira foto e sem mesmo iniciar a leitura do texto eu já pensei... já vi isso em algum lugar, pelo menos muito parecido, de fato... é muito parecido como Elmo eheh, sera que foi altamente inspirado? :P

    ResponderExcluir
  2. Luciano,

    Provavelmente é o Elmo mesmo. Só trocaram a cabeça e as frases que ele fala.

    ResponderExcluir
  3. Engrenagem quebrada é osso... trabalho com CFTV e quando as engrenagens de zoom ou foco das lentes quebram é um baita sacrifício pra arrumar

    ResponderExcluir
  4. Tô de queixo caído com o consumo: 1A! Assim não tem pilha que aguente!

    Abração do Macagnan!

    ResponderExcluir
  5. muito legal acho que devia colocar mais coisas assim muita gente gosta disso e na minha opinião é muito legal e interessante

    ResponderExcluir
  6. olá, vi que seu post não é tão recente, porém espero de coração q vc consgiga me ajudar.
    Tenho um Melocoton, e é de extrema estimação, rs, porém essa é a segunda vez q ele dá o mesmo problema. Qndo acabou a pilha, o motor dele simplesmente parou. Da primeira vez cheguei levar ele pra consertar, porém me falaram q nao tinha conserto e acabei conseguindo com uma amiga um motor novo.
    Porém agora aconteceu de novo com esse motor... Ai eu comprei pilhas novas e coloquei e nada aconteceu, ai desmontei todo o motor e testei e ele voltou a funcionar, porem depois q eu montei de novo, ele parou de novo, desmontei, mexi e nada...
    Sera q vc conseguiria me dar uma ideia do que eu posso fazer?
    o meu parou total...
    Obrigada desde ja Monica.
    Meu email: monicabrida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um melocoton ele não fala e não treme, voce pode consertar...quanto cobra...

    ResponderExcluir
  8. Meu sobrinho tem um desses vc arruma

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!