Que aparelho é este?

OBS: O post já estava pronto e enquanto estava postando resolvi dar uma olhada no aparelho e descobri um detalhe que deixei passar. Acrescentei essa descoberta como um update no texto, lá no fim. Publico o texto original como um registro da minha falta de atenção.

Comprei uma caixa de displays velhos (preciso parar de juntar coisas velhas, eu sei) e veio o seguinte aparelho:
Kodak Ektapro 1000TR Controller

A parte de baixo é assim:

Kodak Ektapro 1000TR Controller

Como se vê nas fotos não há indicação do modelo ou algo que leve a uma identificação precisa do que seja o aparelho. A principio parece um tipo de controle para um gravador, por causa das teclas “Record”, “Pause” e “Play”. Na lateral superior direita há um conector RJ11 que é a única aparente conexão externa disponível.

Neste ponto minha única certeza era de que era um dispositivo fabricado pela Kodak e a desconfiança de que teria relação com algum gravador. Se era de vídeo, áudio ou outro tipo de gravador ainda não sabia e seria necessário olhar dentro do brinquedinho.

Quatro parafusos de fenda fecham a caixa e, ao serem retirados, me deparei com a placa principal do dispositivo:

Kodak Ektapro 1000TR Controller
O projeto mecânico é muito bom indicando algo de aplicação profissional. A placa é presa por quatro furos que passam pelos quatro espaçadores para os parafusos que fecham a caixa. Fora os espaçadores a placa fica presa ao display por um conector de encaixe de 10 pinos. Desconectando a placa vemos o display, que também é preso pelos espaçadores, e a placa do teclado frontal. Desatarraxando os espaçadores o display pode ser retirado totalmente da placa.

Kodak Ektapro 1000TR Controller

Olhando mais de perto vi que o display é um Hitachi LM200 (gráfico, 64 x 240 pixels) e usa controladores HD44104. Pesquisando no São Google o melhor que encontrei foi a pinagem do display num site em Alemão. Se ele estivesse funcionando já justificaria a compra da caixa de velharias.

Deixando o display de lado, a placa controladora do aparelho me pareceu de projeto bem comum: um microcontrolador (6809 da AMI), uma EPROM de 16kB (27128), memória RAM (D4364, 8kB) e CI’s 74HC para expansões de portais. A única coisa um pouco diferente é a presença de um controlador HD61830A00 com sua memória RAM para o display gráfico.

Kodak Ektapro 1000TR Controller

Procurando por mais informações sobre a função ou modelo do aparelho encontrei apenas as identificações: “PWB User Interface” escrito na placa do teclado e “Assy. Keypad 05900005-001 Rev X3” na placa principal. Uma busca por estes termos não rendeu muita coisa e continuei sem saber que aparelho era aquele.

Sem muitas opções resolvi apelar para uma técnica de engenharia reversa que já me ajudou em outras ocasiões: Ler a EPROM e catar alguma string no arquivo que poderia ser útil. Futucando o binário encontrei apenas algumas strings, provavelmente de menus do display:

Kodak Ektapro 1000TR Controller

Não foi nada muito útil, mas as strings “PAL” e “NTSC” me levaram a crer que seria mesmo o controlador de um gravador de vídeo. Minha ultima chance seria ligar o aparelho numa fonte externa e ver se havia alguma coisa pra descobrir com o display funcionando. Após algumas medidas de continuidade, uma retirada do transistor regulador de tensão (que pensei ser um regulador integrado) e uns fios gambiarrados na placa consegui ligar o aparelho. O resultado desanimador foi este:

Kodak Ektapro 1000TR Controller

O aparelho "funcionou" e ficou apitando e indicando a mensagem "ERROR 04". Qualquer tecla que fosse pressionada não acontece nada.
Pois é, esta deve ser a primeira vez que eu não consegui identificar um aparelho com exatidão. Tenho algumas boas pistas do que seja, mas não cheguei ao modelo que facilitaria muito a busca de mais informações. Como último recurso coloquei aqui pra ver se alguém sabe do que se trata e comenta ai embaixo. Agradeço antecipadamente qualquer informação útil.

UPDATE: Pois é, deixei passar a inscrição "Kodak Spin Physics" na placa principal. Usando estes termos na busca do google o terceiro link me levou a uma página com mais detalhes do sistema Kodak Ektapro 1000TR. Trata-se então de um gravador de video de alta velocidade. Curiosamente o cara da página comprou um sistema destes sem o controlador. Ele deu um jeito de controlar o gravador construindo um novo controlador externo! Vale a pena uma olhada no site.

10 comentários:

  1. Muito legal.

    Já pensou em mandar um e-mail pro cara do site falando que você conseguiu uma controladora?

    Ismael

    ResponderExcluir
  2. e ai colega eu tenho um acervo com varias revistas e muitas destas que vc postou eu tambem tenho em breve estarei divulgando uma lista do meu acervo se tiver interece desde ja agradeço obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Então encontraste uma verdadeira "mosca branca"! Estive pesquisando um pouco e nem nos sites brasileiro e americano a Kodak tem mais referências a este aparelho. Na Internet também as únicas referências mais concretas são daquele internauta que construiu sua própria controladora e o teu blog. Uma ideia um tanto cretina mas talvez aquele erro 4 talvez seja causado pela ausência do resto da aparelhagem.

    ResponderExcluir
  4. Macagnan,
    Também acho que a causa do errro seja a falta do restante do sistema.

    ResponderExcluir
  5. Já parou pra pensar que uma raríssima câmera dessas foi pro ferro-velho a peso de sucata? E você topou com o controlador dela? Ai fica a pergunta... cadê o resto?

    ResponderExcluir
  6. Luciano,
    O problema foi só ter descoberto isso agora. Na caixa só tinha displays velhos e este controlador. O resto deve estar em algum canto jogado como sucata mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Talvez seja alguma parte integrante daqueles equipamentos enormes que a Kodak fabricava para revelação de filmes. Mas é só um palpite.

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  8. Acho o seguinte caro xara pois tanbem me chamo ismael vc deve contatar a kodak diretamente. E falar com algum engenheiro antigo de la mesmo pois so ele vai poder te ajudar realmente ao inves de perder tempo com curiosos babacas que nao entendem porra nenhuma ta sou coroa mas adoro velharias poi tenho gigantesco acervos de uma porrada de coisas tanbem entao0 p fvr faca a coisa certa ta b sorte p vc me liga tel e 021 86661780 se quiser ajuda conheco mt gente mas isso n qr dizer q sei q e isso realmente ta vc achou uma reliquia dev procurar saber q uanto vale realmente ta mas cuidado com quem fala e nunca ms nunca mesmo aceite de cara a 1 oferta ab rcs aguardo sua ligacao uma boa pascoa e s familia idem. Fui me.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!