OBS: O post já estava pronto e enquanto estava postando resolvi dar uma olhada no aparelho e descobri um detalhe que deixei passar. Acrescentei essa descoberta como um update no texto, lá no fim. Publico o texto original como um registro da minha falta de atenção.

Comprei uma caixa de displays velhos (preciso parar de juntar coisas velhas, eu sei) e veio o seguinte aparelho:
Kodak Ektapro 1000TR Controller

A parte de baixo é assim:

Kodak Ektapro 1000TR Controller

Como se vê nas fotos não há indicação do modelo ou algo que leve a uma identificação precisa do que seja o aparelho. A principio parece um tipo de controle para um gravador, por causa das teclas “Record”, “Pause” e “Play”. Na lateral superior direita há um conector RJ11 que é a única aparente conexão externa disponível.

Neste ponto minha única certeza era de que era um dispositivo fabricado pela Kodak e a desconfiança de que teria relação com algum gravador. Se era de vídeo, áudio ou outro tipo de gravador ainda não sabia e seria necessário olhar dentro do brinquedinho.

Quatro parafusos de fenda fecham a caixa e, ao serem retirados, me deparei com a placa principal do dispositivo:

Kodak Ektapro 1000TR Controller
O projeto mecânico é muito bom indicando algo de aplicação profissional. A placa é presa por quatro furos que passam pelos quatro espaçadores para os parafusos que fecham a caixa. Fora os espaçadores a placa fica presa ao display por um conector de encaixe de 10 pinos. Desconectando a placa vemos o display, que também é preso pelos espaçadores, e a placa do teclado frontal. Desatarraxando os espaçadores o display pode ser retirado totalmente da placa.

Kodak Ektapro 1000TR Controller

Olhando mais de perto vi que o display é um Hitachi LM200 (gráfico, 64 x 240 pixels) e usa controladores HD44104. Pesquisando no São Google o melhor que encontrei foi a pinagem do display num site em Alemão. Se ele estivesse funcionando já justificaria a compra da caixa de velharias.

Deixando o display de lado, a placa controladora do aparelho me pareceu de projeto bem comum: um microcontrolador (6809 da AMI), uma EPROM de 16kB (27128), memória RAM (D4364, 8kB) e CI’s 74HC para expansões de portais. A única coisa um pouco diferente é a presença de um controlador HD61830A00 com sua memória RAM para o display gráfico.

Kodak Ektapro 1000TR Controller

Procurando por mais informações sobre a função ou modelo do aparelho encontrei apenas as identificações: “PWB User Interface” escrito na placa do teclado e “Assy. Keypad 05900005-001 Rev X3” na placa principal. Uma busca por estes termos não rendeu muita coisa e continuei sem saber que aparelho era aquele.

Sem muitas opções resolvi apelar para uma técnica de engenharia reversa que já me ajudou em outras ocasiões: Ler a EPROM e catar alguma string no arquivo que poderia ser útil. Futucando o binário encontrei apenas algumas strings, provavelmente de menus do display:

Kodak Ektapro 1000TR Controller

Não foi nada muito útil, mas as strings “PAL” e “NTSC” me levaram a crer que seria mesmo o controlador de um gravador de vídeo. Minha ultima chance seria ligar o aparelho numa fonte externa e ver se havia alguma coisa pra descobrir com o display funcionando. Após algumas medidas de continuidade, uma retirada do transistor regulador de tensão (que pensei ser um regulador integrado) e uns fios gambiarrados na placa consegui ligar o aparelho. O resultado desanimador foi este:

Kodak Ektapro 1000TR Controller

O aparelho "funcionou" e ficou apitando e indicando a mensagem "ERROR 04". Qualquer tecla que fosse pressionada não acontece nada.
Pois é, esta deve ser a primeira vez que eu não consegui identificar um aparelho com exatidão. Tenho algumas boas pistas do que seja, mas não cheguei ao modelo que facilitaria muito a busca de mais informações. Como último recurso coloquei aqui pra ver se alguém sabe do que se trata e comenta ai embaixo. Agradeço antecipadamente qualquer informação útil.

UPDATE: Pois é, deixei passar a inscrição "Kodak Spin Physics" na placa principal. Usando estes termos na busca do google o terceiro link me levou a uma página com mais detalhes do sistema Kodak Ektapro 1000TR. Trata-se então de um gravador de video de alta velocidade. Curiosamente o cara da página comprou um sistema destes sem o controlador. Ele deu um jeito de controlar o gravador construindo um novo controlador externo! Vale a pena uma olhada no site.