Como limpar um teclado de computador

Uma “amiga” (que não posso mais falar o nome - ela me proibiu de falar dela aqui) resolveu ressuscitar um velho Compaq Presario 4504 (Pentium MMX 166). Por ressuscitar entenda-se consertar o que tiver que ser consertado, rodar o velho CD vermelho de restauração da Compaq e instalar velhos programas. E, claro, sobrou pra mim...

Teclado sujo
Como o teclado original deste PC está sendo usado em outra máquina a dona conseguiu outro teclado. O teclado chegou aqui no estado da foto abaixo. A dona original (que doou o teclado para minha “amiga”) havia colado adesivos da Moranguinho por todo o teclado e, aparentemente, o coitado nunca havia passado por uma limpeza (e provavelmente tomou um banho de glitter). Costumo limpar meus teclados umas duas vezes por ano e por azar a minha “amiga” me viu fazendo este trabalho uma vez e agora tenho que ajudar a limpar os teclados dela.

Zoom na Sujeira
Antes de falar do meu processo de limpeza cabe explicar que realmente é mais fácil e barato comprar um teclado novo do que ter todo este trabalho. A grande vantagem desse procedimento é a higiene mental proporcionada e o exercício da paciência. E teclados normalmente não dão defeitos, é um desperdício jogá-los fora.

Pois então, teclado sobre a bancada eu começo retirando todas as teclas com uma chave de fenda pequena. Não tem segredo, só colocar a chave por baixo da tecla e fazer o movimento de alavanca que a tecla sai. Só tem que tomar cuidado com as teclas maiores que podem ter uma peça de metal que serve como mola. Estas peças têm que ser retiradas das teclas e guardas pra não perder, pois deverão ser recolocadas na remontagem.

Retirando as teclas
Não se assuste, quanto mais antigo o teclado maior a quantidade de sujeira por baixo das teclas. Neste aqui a coisa estava realmente feia:

Teclado sujo por dentro
Teclado sujo por dentro
Bom, para limpar as teclas eu dou um banho nelas com uma mistura de água com limpador multiuso. (Nota muquirana: O “Pratice” da Bombril é mais barato que o “Veja” e dá o mesmo resultado). Deixo de molho um tempo e depois limpo tecla por tecla com uma escova de lavar roupas. Aí entra o exercício da paciência: Neste teclado das fotos eu me sentei num banquinho na área de serviço num Sábado à tarde e fiquei escovando as teclas por uma hora aproximadamente.

Molho de teclas
Além do trabalho de escovação este aqui teve o desafio extra de retirar todos os adesivos das teclas um a um.

Deixei as teclas secando e parti para o teclado. Limpei a sujeira com um pincel seco e desmontei todo o teclado. Retirei toda a parte eletrônica, as mantas condutoras e as borrachas. Desta forma dá pra lavar as partes plásticas sem problemas.

Teclado desmontado
Depois de tudo seco é só remontar e torcer pra não ter feito nada errado. Eu sempre uso um outro teclado como “gabarito” pra não errar na posição das teclas. Se não tiver um procure uma foto no Google Images. Fazendo com calma e tranqüilidade dificilmente haverá algum problema. Como já disse teclados de computador são aparelhos muito simples e se bem cuidados podem durar muito. Ainda tenho aqui em casa meu primeiro teclado funcionando e limpinho. Meu irmão o usa pra testar PC’s antigos que usam aquele conector maior (o não-PS2).

Agora o resultado final de todo este trabalho:

Teclado limpo

4 comentários:

  1. Mas heim, a sua amiga-que-voce-nao-pode-dizer-que-é-a-nerd-mais-amada-do-brasil-ha-ha-ha nao podia ter comprado um teclado novo?

    ResponderExcluir
  2. É a tal coisa ehehe, se for um teclado US-Internacional (aka, sem cedilha) eu faço todo esse trampo sem dó, afinal são teclados raros hoje em dia, eu tenho uma 1/2 dúzia que recuperei e estão novinhos, guardados aqui. Quanto a questão do conector, o DIM "grande" é conhecido como teclado padrão AT, o mini-dim é o tal do PS/2, coisa da IBM. Os teclado são idênticos, troca só conector. Inclusive os teclados acima que recuperei, tiveram o cabo trocado, pois a maioria era DIM, passando eles para mini-dim. Agora... um teclado abnt, com ç, eu nem faço questão, debulho pra tirar os leds da plaquinha e guardar as molas (quando tem...).

    ResponderExcluir
  3. ai parabens pelo seu trabalho!!!!
    me add no msn it-quintela@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. rsrs amei parabéns pela paciencia ai agora q vc ja limpou o da sua amiga q tal limpar o meu ???
    rsrs bjz boa sorte

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!