XXIX Projete: Robô de Solda de Ponto Automático

Banner Robo de Solda de PontoComo disse antes aqui estão as fotos da maquina de ponto de solda. Não é totalmente automático como diz o banner mas ficou muito bom. Um joystick na lateral controla a posição da mandíbula pra frente, pra trás e para os lados.

A mandíbula é feita de cobre e por ela passam os 25 Amperes do transformador montado logo acima. Existem muitos projetos de soldador de ponto na web. Normalmente o pessoal usa transformadores de fornos de microondas e re-enrolam o secundário para baixa tensão e alta corrente. Este trafo na máquina dos alunos da ETE não parece ser de microondas. Na verdade depois de ver mais de perto me pareceu obra do Padre Furu (o mestre ninja dos transformadores e motores elétricos). As ponteiras de solda também foram feitas em cobre.

A parte eletrônica é bem simples, com dois controladores de motor de passo feitos com 555, um contador up-down e transistores de potência. O controle do transformador e da mandíbula foi feito com relés. Um detalhe importante da mandíbula é que seu acionamento é feito com ar comprimido. Uma válvula eletromecânica abre o fluxo de ar que fecha violentamente a mandíbula.


Frente da máquina:

Frente da máquina de soldaSoldando:


SoldandoVista lateral:
Vista Lateral da máquina de soldaDetalhe do sistema de acionamento da mandíbula:
Detalhe da mandibula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!