Madbox – 23 anos depois...

Após 23 anos resolvi finalmente montar a Madbox publicada na revista “Bê-á-bá da eletrônica” número 18 de 1984. Embora a revista seja de 1984 eu só fui ler esta edição (a primeira revista de eletrônica que eu li) em 1986.

MadboxNesta edição a “aula” era sobre 555 e a maior montagem de todas era a da Madbox, uma caixa de efeitos sonoros. Na época eu fiquei curioso em saber que sons ela poderia produzir. Foi daí que montei meu primeiro projetinho, o pisca-pisca do artigo sobre como fazer placas de circuito impresso. Para um garoto de 10 anos aquilo era um desafio e tanto. Tive que economizar pra comprar aquele 555 e deu muito trabalho fazer a placa, furar, montar e testar aquele pisca-pisca. A Madbox então seria algo impensável, uma montagem com dois CI’s não era algo pra minha habilidade...

Sempre que eu pegava essa revista relia a bendita matéria da Madbox. Com o tempo ela já não assustava mais. Na verdade cheguei a conclusão que não valia a pena montar algo tão simples e inútil.
Madbox montadaOntem enquanto fuçava nas velharias vi que meu velho “pront-o-labor” estava há muito tempo guardado e merecia um tratamento melhor. Estou me acostumando demais a apenas programar e fazer simulações. Então lá fui eu montar a Madbox. Modifiquei um pouco os valores dos componentes pra acomodar os valores de potenciômetros disponíveis aqui. Também retirei a etapa de saída com TIP31 do circuito original, pois me pareceu exagerada. Minha versão do circuito ficou assim:
Esquema da MadboxMontei tudo em menos de meia hora e funcionou de primeira. Realmente o professor Bêda Marques sabia das coisas. Um circuito simples e divertido embora ninguém consiga ficar com ele ligado por muito tempo. Muito bom pra irritar as pessoas, recomendo.

Madbox montadaEmbora o circuito seja bem simples o Proteus não consegue rodar a simulação de forma eficiente. Em meu computador ele levou a CPU a 100% de processamento (Pentium IV 3GHz) e mesmo assim não reproduziu o som de forma correta. Para os curiosos segue um vídeo de 1 minuto de barulho:

10 comentários:

  1. Irritante mas muito legal !!!
    Eu tenho toda a coleção do BEda, inclusive as APE´s.
    Sem dúvida foi a melhor revista para hobbystas do Brasil.
    Pena que o Prof. faleceu já faz algum tempo...
    Parabéns pelo site !!!

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, que tal compartilhar a sua coleção com o resto de nós? Pra mim essa é a melhor maneira de aprender eletrônica. Comecei a ler estas revistas em 1988 e até hoje não há nada no mercado parecido em termos de didática, simplicidade e humor.
    Meu email e msn : jwildes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Senhores, que tal compartilharmos estas revistas antigas que para mim ainda são as melhores.
    Estou interessado nas Be-a-Bá e APE do excelente Beda Marques (saudades de seus textos).

    Meu msn: jwildes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Jwildes, acho uma boa, meu problema é falta de tempo para scanear tudo...
    Se vc mora em SP, pode ir na Emark, na general osório (travessa da santa ifigenia) e comprar varias por um preço bem baixo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho scanner desde o Windows 98... Tenho muitas revistas por aqui também, mas escanear tudo não dá... Muito trampo.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, fui secretaria do Beda Marques há mais de 25 anos atrás e não sabia que ele tinha falecido, por curiosidade entrei no site dele e pesquisando, fiquei sabendo do ocorrido. Fiquei muito triste, pois ele era uma pessoa maravilhosa e muito inteligente. Lembro que ficava na minha mesa e ele dentro de um laboratório, muitas vezes eu sentia cheiro de queimado e muitos palavrões no "bom sentido", era ele estressando com seus inventos.
    Senti muito pela sua morte


    Um abraço a todos e continuem prestigiando as obras do mestre Beda

    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Vera Lúcia !
      Lembro-me de uma brincadeira feita com toda a equipe da DCE, publicada no volume 36 (março de 84). Era uma edição especial de aniversário de 3 anos da revista. Tinha apenas 10 anos na época, mas lembro-me que todos os integrantes tiveram suas fotos publicadas (além das caricaturas, é claro !).
      Sr. Bêda, Mauro Bacani, Sra Vera Lúcia, Beth Barboza, Carlos Marques, Zé Souza, Francarlos e a Nádia Rodrigues. Estavam todos lá. Uma pena não tê-los conhecido todos pessoalmente e agradecê-los pela enorme satisfação qu me propiciaram.
      Hoje tenho um filho de 9 anos, e me emociono ao lembrar desta época, porque ele não terá a mesma oportunidade de aprendizado (e diversão, é claro) que o pai dele teve.
      Hoje tento identificar quais fatores fizeram que a revista fosse um sucesso tão grande e que nunca mais se repetiu com nenhuma outra publicação, mesmo passados mais de 30 anos.
      Sou levado a acreditar que seja por causa de toda a equipe que trabalhava na época.
      Notei que após algumas mudanças importantes na DCE - (o aumento do tamanho da revista, alterações significativas na Arte e Diagramação), o público fiel deixou de comprá-la com o mesmo fervor. Junto com a hiper-inflação da época, acho que foi o fator determinante para o fim da revista.
      Um grande abraço e muito obrigado !
      José Luís
      Uberlândia - MG

      Excluir
  7. Olá amigos. hoje com 38 anos, técnico em eletrônica, começei o "aprendizado" com as aulas da beabá. Tenho toda a coleção, que na época, os números atrasados, me foi presente de natal no ano de 1984. Se precisarem posso tirar fotos das "aulas" e publicar no meu site. Quando eu tiver um scaner à mão poderei publicar todas.

    Abraços,
    linuxpoa (André)

    ResponderExcluir
  8. Leonardo,

    Também estive sem scaner por muito tempo, e achei um jeito de fazer uma gambiarra... basta um celular com câmera mais ou menos decente (o meu é de 1.3MP) ou, então, uma câmera digital.
    As revistas do tipo Be-a-Bá ou Divirta-se com a Eletrônica ficam muito boas, principalmente se tirar uma foto por página.

    Também ficaria muito feliz se puderes compartilhar a sua coleção de revistas antigas. A minha, infelizmente, tive que me desfazer. Repassei para um amigo que dizia que gostava de eletrônica, mas quando precisei fazer uma consulta ele já tinha dado um fim em todas :(

    Outra dica: encontrei vários números na internet, para baixar. Ex.: http://search.4shared.com/q/1/divirta%20se%20com%20a%20eletronica

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!