Alguém me perguntou por e-mail sobre a retifica que aparece em uma das fotos do post sobre minha fonte de bancada. Num mundo dominado pela Dremel é estranho ver uma micro retifica de marca diferente. No Brasil o pessoal também recomenda uma Fort ou Black&Decker. Se você procurar no google vai encontrar pouca informação sobre a MMR135, embora encontre muitas lojas vendendo. Como existem dúvidas sobre este modelo resolvi colocar aqui minhas impressões.
A micro retifica Mallory MMR135Comprei esta ferramenta ano passado (2008) pela necessidade de furar e cortar caixas para projetos e placas de circuito impresso. Antes de comprar eu dei uma pesquisada nos modelos disponíveis e escolhi a Mallory pelo preço. Claro que dei uma olhada na Dremel, mas desisti por causa do alto custo. Aproveitei para comprar um kit completo da Mallory com a micro retifica (MMR135), caixa de acessórios (MMR180AC) e eixo flexível (MMR-EF).

O maior trabalho que fiz com a retifica foi a caixa da fonte de bancada. Ali tive que cortar, lixar e furar muito. A ferramenta agüentou bem, embora ela esquente muito quando usada em alta rotação durante um certo tempo. Quando isso acontecia eu tinha que parar e esperar esfriar. Quebrei muitos discos de corte para fazer as janelas da caixa. Isso foi mais por causa de minha inexperiência, pois depois de pegar o jeito as quebras diminuíram consideravelmente.

A retifica vem com 10 acessórios e pelo que pude notar nos anúncios das lojas eles variam muito. Basicamente vem um ou dois discos de corte, algumas lixas e pontas de esmeril. A pinça básica aceita qualquer um desses acessórios. No meu caso veio uma broca também.

O kit de acessórios possui 180 itens, alguns sem muita utilidade para mim. Ainda não usei nenhuma lixa. Usei os gravadores diamantados em uns testes em vidro e parecem ser bons. O kit vem com 3 pinças para acessórios de diferentes diâmetros. Algo que faz falta e não vem no kit são brocas pequenas para furar placas de circuito impresso. Tive que comprar estas brocas separadamente.
Acessórios Micro-retifica MalloryE por falar em circuito impresso é complicado furar uma com a retifica. O corpo da retifica é grande tornando a tarefa desajeitada. Para evitar isso comprei o eixo flexível que aumenta a precisão ao furar e gravar. O eixo também sofre com problemas de aquecimento depois de um tempo ligado. É importante ler o manual do eixo para saber os procedimentos de limpeza e lubrificação.
Eixo flexivel MalloryA ferramenta atende muito bem as minhas necessidades. Inclusive já a usei para trabalhos onde ela não é recomendável e ela agüentou o tranco. Uso até para furar paredes para instalar buchas de fixação. Nos meus serviços de corte de metal ela cortou muito bem chapas bem mais grossas que uma tampa de gabinete de computador. Não faço casemods então não posso afirmar que em regime de “heavy user” ela agüentaria. O único problema que me incomodou foi o aquecimento excessivo. Mas tendo paciência tudo dá certo...

Durante minha pesquisa antes da compra não encontrei a lista dos acessórios do kit MMR180AC, então resolvi copiá-la e colocar aqui para o caso de alguém precisar:

1 adaptador de rosca
2 adaptadores com parafuso
10 cintas de lixa
8 acessórios para polimento
2 adaptadores para cinta de lixa
3 porta ferramentas
5 pontas diamantadas
3 escovas de aço carbono
1 escova em latão
2 escovas de cerdas
46 discos de corte de 0,4 mm
30 discos de corte de 0,8 mm
45 discos para lixar
5 rebolos para esmerilhar
12 rebolos de esmeril
1 lixa rotatória
2 discos de corte de fibra de vidro
1 pedra para amolar
1 chave