Consertando um Telejogo I da Philco-Ford

Recentemente comprei este Telejogo I com defeito por menos de R$10,00. O aparelho ligava (o LED acendia) mas não dava sinal algum na saída. Fisicamente está em bom estado de conservação, todo original. Aparentemente não havia sido aberto para manutenção.

Telejogo I da Philco FordSegue uma foto da parte de baixo do Telejogo onde dá pra notar que são apenas 2 parafusos para fechar a caixa. O cabo de RF (fita de 300 Ohms) parece ser o cabo original. Uma curiosidade do aparelho é o tamanho dos cabos de rede e de saída. Ambos tem 3,5 metros de comprimento.

Telejogo visto por baixoAgora temos uma visão da parte interna. A construção é típica de equipamentos eletrônicos da década de 70, feita de madeira e plástico. Os controles do videogame são os dois potenciômetros de 500k e os bornes laterais são para controles externos. Nunca vi um controle externo pra esse console, nem sei se existem.

Telejogo por dentroNa foto acima já dá pra ver o defeito principal na placa (pcb). Esta placa é presa por meio de 3 parafusos a parte de madeira interna. De um lado da placa temos as 3 chaves de controle do aparelho. As chaves são as seguintes:

- Liga/Desliga
- Canal 3 ou 4
- Jogo ou treino
A posição dessas chaves em relação aos parafusos fez com que, após muito uso, a placa quebrasse. O estrago pode ser visto abaixo:

Placa quebrada do TelejogoOutro defeito que notei foi o potenciômetro esquerdo quebrado. Este conserto teve que ficar pra depois. Quando eu encontrar um potenciômetro com o mesmo tamanho eu troco. Minha preocupação no momento era apenas verificar se o Telejogo tinha salvação.

Potenciômetro quebrado do TelejogoAproveitando a oportunidade e já que não existe muita informação a respeito, resolvi coletar alguns dados sobre o equipamento. A PCB principal pode ser vista na foto abaixo (lado dos componentes):

Placa (PCB) do TelejogoO coração do Telejogo é o CI MM57100N com os jogos “Paredão”, “Futebol” e “Tênis” (o famoso Pong). Segundo a tabela no Pong-Story os nomes originais dos jogos são: "HOCKEY", "TENNIS" e "SQUASH". O CI de 8 pinos ao lado dele é um driver de clock MM53104N. Na parte de RF temos um modulador de áudio e vídeo LM1889N.

A fonte de alimentação é bem simples, com um transformador de 15+15Vac, dois diodos, um capacitor de 1000uF/40V e um regulador integrado de 15V. As duas chapas de metal no canto superior esquerdo (CHC701 e CHC702) são as chaves de seleção de jogo e de inicio. Ambas estavam um pouco oxidadas e fora do lugar. Tive que acertar a posição delas e dar uma limpada. O cristalzão embaixo é de 3,575611 MHz.

Procurei pelos manuais dos CI´s mas só encontrei o do LM1889N. Este manual tem um circuito incrivelmente parecido com o do Telejogo. Apenas a parte de saída de RF difere um pouco. O Telejogo não possui chave de comutação antena/TV. Segue o esquema:

Esquema do TelejogoBom, o conserto não levou nem meia-hora. A principio pensei em resoldar as trilhas defeituosas, mas o problema poderia voltar com o uso. A solução final foi refazer as trilhas com fios. Ficou assim:

Conserto do TelejogoApós fechar o aparelho liguei a saída de RF em minha placa de captura de vídeo pra testar. O aparelho deu sinal de vida mas sem cor. Passei a placa de PAL-M para NTSC e nada de cor. Daí surgiu a dúvida se o aparelho é preto-e-branco ou colorido. Pra tirar a prova liguei numa TV:

Telejogo ConsertadoComo não sabia se essa TV selecionava o padrão de cores automaticamente tive que testar em outro aparelho. Lá fui eu testar em mais duas TV´s diferentes. Em uma Philco que eu sei que seleciona NTSC automaticamente a imagem ficou colorida e o Telejogo funcionou como deveria. Em outra que eu tenho certeza que é somente PAL-M ficou preto-e-branco. A conclusão óbvia é que o Telejogo é NTSC. Bom, pelo menos este que está comigo.

Outra conclusão que tirei é que minha placa de captura embora mostre um padrão diferente só funciona em PAL-M.

Agora só falta trocar o potenciômetro esquerdo para que eu tenha o primeiro videogame lançado no Brasil funcionando perfeitamente.

28 comentários:

  1. o voyage jogava isso quando lançou...ele tinha uns 13 anos já
    que parafuso é esse?

    roda supermario? aheuheuahueah

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo ok? Sera que terias algumas dicas de conserto para um Telejogo Philco/Ford 2? A sua dica em relação ao Telejogo 1 me ajudou a salvar três dos 5 Telejogos meus que não funcionavam. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá... Bom, nunca tive a oportunidade de abrir um telejogo 2. Na verdade nunca vi um de perto. Seus 3 telejogos tinham esse mesmo problema com a placa? Se for é um erro grave no projeto desse console.

    ResponderExcluir
  4. Dr Voyage!
    então achei uns sites legais parecido com o seu, eletronica hehe
    http://blogdoje.com.br
    http://organismo.art.br/blog/?p=2413

    ta faltando o arduino by Voyage hahaha

    flw

    ResponderExcluir
  5. Oi Voyage ,
    Adorei o tutorial !
    Como é bom e prazeroso recuperar as coisas em vez de jogar fora. Eu só jogo dois tipos de jogos: Telejogo e Guitar Hero do PS2 ( apenas 30 anos de diferença de um para o outro, porém são bem parecidos em sua jogabilidade).Nem tenho outros games do PS2!
    Vc conseguiu o potenciometro ? Estou precisando de um para o meu telejogo , mas não tem nada escrito no que quebrou . Vc sabe de quantos K ele é ? è linear ? como o meu telejogo é o 2 , tem horizontal e vertical , por isso tenho de comprar o potenciometro com os mesmos K , ou ficará desiquilibrado.Acredito que sejam iguais ao do telejogo 1. Agradeço sua ajuda.
    Valeu , Bruno.

    ResponderExcluir
  6. Fala Voyage, tudo bem? Funcionando perfeito ainda aquele cartucho de Atari que usei com o seu chaveamento f8/f6. Lendo agora sobre seu post do Telejogo, me lembrei que algum tempo atras eu estive tentando fazer uma saida A/V pra ele, mas não consegui um sinal perfeito. É uma boa tentativa para a proxima vez que vc abrir o seu. Grande abraço, Victor.

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem??? Meu telejogo deu cupim, gostaria mt de consertar a caixa e vê se ele está funcionando, vc conhece alguem q possa consertar?? Sou do RJ.
    Meu e-mail leticiann@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. No ano de 1978 eu tinha 10 anos, na época esse telejogo era a sensação do momento. Achei muito bacana essa postagem, serviu para relembrar tantas coisas como o tempo do refrigerante crush lembra? kkk. Se você não for dessa época pode perguntar pro seu pai que ele deve lembrar. Parabéns Voyage.

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal... vasculhando pela rede a procura de informações, achei este site com esta ótima análise do aparelho... ajudará muita gente que tem dúvidas quanto a manutenção. Recentemente adquiri um Telejogo 2, mas sem os controles !!! Alguém fez o favor de cortar !!!! Já procurei e não achei nada a respeito do Telejogo 2 !!! Alguém aí tem o esquema eletrico dele ou então sabe algum site onde encontrar... Sei que o controle dele tem dois potenciômetros cruzados para formar o joystick analógico se não me engano, mais o botão de ação, os fios que saem do console são 4 mais 1 creio eu que seja o "terra"... obrigado pela atenção. Agradeço a ajuda. :D

    ResponderExcluir
  10. alguem possui o esquema do telejogo ii ?
    ja encontrei o do telejogo i mas nao sao os mesmos ,se alguem enconrtrar postem ai nos comentarios possuo 2 desses aparelhos em casa faltando 2 cis no qual nao sei o codigo original ,apenas está escrito I013 RCA no ic4 e I008 no ic3 se alguem souber o valor real desses cis ou possuir o esquema ,fico muito grato pois quero recupera-los ,fazem parte da minha colecao . muito obrigado um abraco a todos , ah o blog esta muito bom parabens continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que CIs são estes. o I008 é um CD4011 e o I013 é um CD4001 já quanto ao esquema elétrico do TELEJOGO 2 da PHILCO, eu bem que queria muito uma cópia!! Algum amigo tem??
      Grato

      Excluir
  11. Quanto as cores do Telejogo 1, tinha no manual dele a seguinte informação: Somente em televisores Philco funcionaria a cores. Na época nem imaginava o porque... Pelo que foi postado, as TV's Philco da época (final dos anos 70) já eram NTSC/PAL-M.

    ResponderExcluir
  12. Carlos,
    Ganhei hoje (23/02/11) de um colega um Telejogo 2, que eu também não conhecia. Está funcionando mas um dos controles está com problema num dos potenciômetros (vou trocá-lo). Assim que trabalhar nele, posto detalhes aqui. Fotos do equipamento, dos controles, da "placa-mãe"...
    Adriano Becker, POA, RS.

    ResponderExcluir
  13. Olá Carlos recebi o telejogo I ao ligar ele da um sinal na TV, acende o LED mas não inicaliza o jogo, ao trocar a chave de canal ele responde entre 3 e 4. Quais são as alternativas de problema que ele pode estar apresentando...? Obrigado antecipadamente pela ajuda

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo Voyage, possuo vários Telejogo 1 da Philco (conserto videogames antigos e coleciono) e posso garantir que os meus são EXCLUSIVAMENTE PAL-M, inclusive tem um link bacana aqui abaixo onde o engenheiro da Philco na época Cristóvão Remédios, conta do lançamento do console de de ter transformado o mesmo em PAL-M. Se o seu é NTSC, voce deve ter uma raridade em mãos! Legal! ADORO TEU SITE!!
    Veja aqui que legal!
    http://bojoga.com.br/telejogo/

    ResponderExcluir
  15. Amigo, tenho um Telejogo 1 que está com problema em um dos potenciômetros. Procurei aqui mas não encontrei post de reparo deste seu. Onde consigo um para consertar o meu?
    Grato.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Comprei um Telejogo, ele está muito bem conservado, sem aparentes defeitos tanto interno quanto externamente. No entanto, quando eu ligo, não funciona. Usei um adaptador daqueles Ballons para ligá-lo numa TV de tubo antiga através da entrada coaxial já que ela não possui aquela entrada para o "cabo fita", quando eu coloco no canal 03 nenhuma imagem se forma, apesar de dar um sinal da formação de algumas linhas.
    Bom, resumindo eu decidi abri-lo para ver se eu achava algum cabo solto ou algum mal contato, no entanto a aparência é muito boa, parece estar tudo em cima, sem sinais aparentes. Dessa forma decidi começar a medir o circuito, logo no inicio reparei que na saída do transformador sai apenas 0,39V, isso está errado não!? Você disse que o transformador é de 15V e -15V. Você acha que deve ser o transformador mesmo? Se sim, qual exatamente seria as especificações para um substituto? Mandei uma imagem a partir de uma foto sua, mostrando a medição, segue o link:
    http://imageshack.com/a/img33/2820/vnda.jpg

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Comprei um Telejogo que foi de uma família por desde a década de 70, ele está em muito bom estado de conservação. No entanto quando eu liguei para testá-lo não funcionou. Usei um daqueles adaptadores tipo "ballon" para converter o cabo fita em coaxil e ligar na entrada de uma TV antiga de tubo. Mas quando coloco no famoso canal 03 ele não funciona, no 04 também não. Ele dá um sinal de linhas quando liga, mas não forma imagem.
    Dessa forma, resolvi abri-lo para identificar o problema, aparentemente está tudo ok, sem nenhum fio solto, sem nada diferente, pelo contrário, tudo bem conservado, parece nunca ter sido aberto. Bom, dessa forma a solução foi medir o circuito, logo no inicio ainda na alimentação, parece que achei o problema, a saída do transformador mede apenas 0,39V, você disse que ele é um 15V -15V, não é isso? Parece ser o transformador não é? Como seria as especificações de um transformado para substitui-lo? Você poderia me ajudar? Fiz uma imagem exemplificando a medição através de uma foto sua segue link:
    http://imageshack.com/a/img33/2820/vnda.jpg

    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  18. Uma dica que pode melhorar a performance do circuito: troque todos os eletrolíticos, capacitores não duram mais do que 30 anos!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Voyage, recentemente também adquiri um telejogo pelo mesmo valor que pagou, porém o meu estava com uma avaria lateral, nada que interferisse no funcionamento,quando liguei na tomada o led não acendeu, então fui para próxima etapa:testar a entrada e saída do transformador, para minha felicidade tudo ok, daí resolvi colocar um outro led para teste, e o mesmo acendeu.
    No teste seguinte resolvi testar na tv em casa mas a praga da tv sem o controle não pega o canal 3 que seria o apropriado para o teste, resolvi então testar no aparelho televisor da casa de meus pais, o aparelho é mais moderno coloquei no canal 3 muda a imagem mas não aparece o jogo, eu acredito e tenho fé que seja algum ou alguns capacitores como mencionado por aqui.
    Medi com o capacimetro um deles um azul como em uma das fotos do circuito o C601 o de 10mF 25v a leitura deu pouco mais de 6mf ao meu ver este capacitor já está "bichado" o capacitor de 1000mf 0 C601 está ok já os demais capacitores cerâmicos não medi ainda.Espero que os 3 CI principalmente o principal deles o coração do jogo estejam intactos, vou ter mais trabalho que você mas quero consertar este aparelho.Terei inclusive que montar uma outra caixa para o mesmo.

    ResponderExcluir
  20. BOA TARDE ADQUIRI UM TELE JOGO ELE LIGA MAS NAO FUNCIONA FICA A IMAGEM ESCURA O QUE PODE SER ?

    ResponderExcluir
  21. SE ALGUEM PUDER AJUDAR WHATS 15 997554208

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde meu game e impecável novinho placa 100% dá sinal de vídeo mais não tem som e nem imagem socorro

    ResponderExcluir
  23. TENHO.O.LIVRO.COM.ESQUEMA.COMPLETO.DESSE.APARELHO.....LIVRO.DE.FABRICA

    ResponderExcluir
  24. Fala turma nunca tinha visto nenhum video game desse no meu estado so ovia falar ate que decidir comprar um no mercado livre ta funcionando normal so parte da Madeira que ta um pouco danificada fora isso. Mas tem uma coisa que não entendi abri ele e dentro tava um selo com data de fabricação de 1977 mas com nome da fábrica vigorelli de máquinas de costura o que ela tem hover com esse vídeo game. Se alguém poder me responder ficarei agradecido...

    ResponderExcluir
  25. Tenho um telejogo e por ficar parado um potenciometro esta falhando. Sera que tem concerto.

    ResponderExcluir
  26. Alguém pode me dizer a especificação desse capacitor maior do telejogo II ?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!