Câmeras digitais vs. Areia de praia...

A Séfora retornou recentemente das férias na praia com suas duas câmeras digitais (Sony Cyber-Shot DSC P32 e Kodak Easy Share C713) apresentando o clássico problema de areia nos mecanismos. Digo clássico pois já li sobre vários outros casos iguais.
Sony Cyber-Shot DSC P32Isso é mais comum em câmeras com aquele tubo da lente que se move ao ligar a câmera. É só entrar areia ali que o mecanismo fica mais lento ou trava. No caso da Kodak dava pra ouvir o arranhar da areia no tubo e o motor travando. Fora o cheiro de queimado que ficava. O disco de seleção de modo também estava com areia e o protetor da lente só abria um pouco. Já a Sony não possui o tubo retrátil da lente e o contato com a areia foi menor.

Sony Cyber-Shot DSC P32 por dentroEntão, como mandar as duas para a manutenção certamente sairia caro acabei recebendo a tarefa de fazer a limpeza. Estas câmeras possuem parafusos bem pequenos por isso é bom ter um jogo de chaves de precisão (como as usadas por relojoeiros). Outro detalhe é que a caixa plástica não é fechada apenas pelos parafusos, mas também por travas ao longo da borda. É preciso tomar cuidado pra não quebrá-las sob pena da caixa não fechar direito depois.

Comecei pela Kodak retirando a tampa frontal e verificando os mecanismos. A quantidade de areia não precisa ser grande, qualquer grão entre a caixa e o tubo retrátil pode travar tudo. Na foto abaixo os pontos brilhantes no anel são os grãos de areia que entraram pelas frestas.

Areia por dentro da cameraUsei três pinceis comuns para limpar a areia, sendo um fino macio, um grosso macio e um chato duro. Limpei o anel do painel frontal e a parte do mecanismo externo da lente. Também havia areia nos conector USB e no suporte de pilhas. O disco de seleção de modo foi fácil de desmontar e limpar mas deu um trabalhão para montar de novo. É preciso muita paciência pra colocar tudo no lugar depois de desmontado.

Desmontei o mínimo possível, limpando e testando a cada etapa. Por sorte só precisei retirar os painéis frontal e traseiro e limpar com os pinceis para que a câmera voltasse ao normal. Dependendo de até onde a areia entre pode ser necessário desmontar todo o mecanismo. As lentes não devem ser tocadas para evitar arranhões e a gordura dos dedos. Para limpá-las o ideal é usar um lenço próprio para este trabalho.

Kodak Easy Share C713 por dentroA limpeza da Sony foi mais por precaução. A parte mecânica é mais simples que a da Kodak e ela possui protetores de borracha nas entradas. O processo de desmontar é um pouco mais complexo pois ela possui muitos flat cables para desconectar e as placas de circuito têm que ser retiradas para se chegar ao mecanismo. Novamente é bom ter muita paciência para não quebrar nada. Qualquer excesso de força pode resultar em uma câmera que não fecha mais.

Aqui fica a dica para quando for comprar uma câmera digital verificar se as entradas são bem protegidas. Alguns modelos usam tampas de borracha que vedam os conectores externos. A Kodak C713 não possui estas proteções e o conector da USB é muito grande, facilitando a entrada da areia.

Sony Cyber-Shot DSC P32Outra crítica que faço da C713 (e as câmeras Easy Share da Kodak) é a necessidade se usar o pacote de software que vem com o aparelho. As fotos só podem ser retiradas da memória usando esse software. Claro que existe a possibilidade de retirar o cartão SD e colocar num leitor externo, mas isso pode incomodar. Principalmente se você comparar com modelos de outros fabricantes onde a câmera aparece como um disco externo no gerenciador de arquivos.

11 comentários:

  1. posso abrir a minha camera,mais sem correr o risco de explodir???

    ResponderExcluir
  2. Feito a mão,
    Se você não souber o que está fazendo melhor não tentar. Cameras digitais podem dar choques desagradáveis por causa da alta tensão no circuito do flash...

    ResponderExcluir
  3. cara, a minha câmera está com o mesmo problema. Fui pra Bahia e entrou areia, e o mecanismo nao funciona mais. E agora?

    Quer consertar?

    ResponderExcluir
  4. minha camera é uma dynacom foccus dc-810, com desmonto ele?

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho uma Canon Powershot SX10 IS que está apresentando problemas. Quando tento ligá-la dá a seguinte mensagem: ERRO DE OBJETIVA - REINICIE A CAMERA. Já vinha dando esse problema periodicamente, mas depois de algumas tentativas ligava. Agora travou de vez. Tenho certeza absoluta de que é algum resíduo de poeira ou areia na objetiva, pois fotografo muito em campo, sob condições ruins. Bom, gostaria de saber como desmontar esse tipo de câmera, pois não tenho assistência técnica para ela em minha cidade e preciso dela funcionando logo. Alguém pode orientar?

    ResponderExcluir
  6. KASSIUS ESTOU COM O MESMO PROBLEMA E ATÉ AGORA FIZ UNS ORÇAMENTOS E FICARAM O PREÇO DE UMA NOVA CAMERA...SERÁ QUE ALGUEM PODE NOS ORIENTAR COMO ARRUMAR ISSO??? lucaspellegrino@uol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, a minha câmera eh cyber shot modelo dsc-w130 steady shot e caiu na areia ..fui na autorizada e mecobraram 250 reais!!!!
    Se eu tentar limpar corro algum risco???

    ResponderExcluir
  8. como faço para abrir a camera digital kodak m 863, slto todos os parafusos e a camera não abre.
    atenciosamente Valdinei.

    ResponderExcluir
  9. estou tentando abrir minha câmera (Kodak m 863), já soltei todos os parafusos, mas não abre.Preciso fazer uma limpeza já que amesma está travando a lente.
    Atenciosamente, Valdinei.

    ResponderExcluir
  10. como faço para abrir a camera digital kodak m 863, slto todos os parafusos e a camera não abre.
    atenciosamente Valdinei.

    ResponderExcluir
  11. depois de soltar os parafusos é só desencaixar com uma chava de fenda ,é ir com calma pois a tela de lcd fica solta! agora fica tudo complicado pra desmontar as lentes!!!

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!