Como fazer escalas para medidores de bobina móvel (VU, microamperimetros, voltimetros, etc...)

MeterEsta dica eu descobri enquanto trabalhava num projeto de fonte de bancada que irei montar. Nesta fonte devo usar dois VU´s que retirei de um antigo gravador de fitas cassetes como medidores de tensão e corrente. Como as escalas devem ser trocadas comecei o trabalho, como todo mundo, no Corel Draw.

Após uma primeira escala mal feita fui dar uma busca no google pra ver se encontrava alguma coisa já pronta. Encontrei alguns, mas nenhum com os valores que eu precisava.

Deixei isso de lado por um tempo até que consegui botar as mãos em outra coisa que eu queria: o ARRL Handbook 2008. No CD desse livro veio um programinha chamado Meter (versão 2.01) que é justamente um software para criação de escalas para medidores analógicos de bobina móvel (nome bonito para galvanometro, microamperimetro, miliamperimetro, voltímetro, VU ou outros instrumentos de ponteiros).

O software pode ser baixado do site do fabricante e é limitado para até 10 impressões de escalas. Mais que isso só pagando. Se você usa muito este tipo de instrumento e fica ralando no Corel ou outro programa de edição gráfica, vale a pena.

2 comentários:

  1. apaga o arquivo MFONTFS32.BAK (ou algo assim) do diretorio raiz que "voce usa mais de 10 veiz" :)

    ResponderExcluir
  2. Kara, vc me resolveu um problemão, eu não tenho a manha do corel, e eu tinha um monte de escalas pra fazer com pouco tempo pra isso, valeu mesmo.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!