Por dentro do rádio de emergência Tecsun GR-88P

Rádio Tecsun GR-88P
Este rádio bonito aí da foto é um Tecsun modelo GR-88P (compre aqui). É um rádio de emergência para uso quando falta energia elétrica e receber informações é uma necessidade. Segue o vídeo dos testes e desmontagem:

O rádio pode ser alimentado por três pilhas pequenas, mas tem um compartimento com uma bateria de Ni-Mh que pode ser recarregada por um cabo USB ou via gerador manual do próprio aparelho. Teoricamente ele funciona só com o gerador também, mas é complicado ficar girando a manivela e tentar sintonizar algo enquanto isso.

Nos testes ele se comportou muito bem à noite externamente, principalmente em FM. Nunca consegui sintonizar tantas rádios FM aqui em casa com outros rádios. AM também superou as espectativas. Já em SW1 e SW2 (ondas curtas) ele foi meio que padrão com outros rádios que já usei. As duas faixas são comprimidas demais e acho que com quarto faixas poderia ser melhor.

O rádio por dentro:

Rádio Tecsun GR-88P

O gerador manual usa um motor de três fases e retificador com seis diodos. A sintonia é feita por um potenciômetro, mas não é Varicap e sim varia uma tensão que vai para o rádio DSP. Aqui a placa:
Rádio Tecsun GR-88P

O rádio usa um CI SI4825-A10 que é um rádio DSP completo AM/FM. Acho que o circuito formado por Q1 é um amplificador de entrada para melhorar a recepção, mas tenho que checar melhor. Olhando o datasheet do CI e seu aplication note dá pra ter umas ideias de modificações para o aparelho, como colocar mais faixas de SW mais estreitas.

Do outro lado da placa tem as chaves, componentes PTH e o CI do amplificador de áudio:
Rádio Tecsun GR-88P

2 comentários:

  1. NiMH = Nickel Metal Hidreto.

    O radio em si é mais um dos rádios modernos baseado no SI4825, praticamente todo mundo usa esse CI, que é basicamente um SDR. Acho que ninguém mais fabrica rádio com sistema heteródino, fi, dector, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um radinho Philips que meu irmão comprou que usa um CI analógico e bobinas comuns. Mas esse SI4825 tá dominando o mercado mesmo.

      Excluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!