Montando um amplificador Classe A JLH 1969 em kit

Kit amplificador JLH 1969

Comprei esse kit para montar um amplificador transistorizado para um projetinho em andamento (compre aqui). Não atentei muito na compra e só descobri que ele era classe A depois que chegou. Sendo classe A ele consome uma boa potência mesmo sem sinal, tendo uma eficiência bem baixa. A qualidade de áudio acabou surpreendendo aqui. Segue o vídeo da montagem e dos testes:

A placa de circuito impresso aparenta ser bem feita e a máscara de solda branca deixou ela bem bonita, apesar de atrapalhar pra ver as trilhas:

Kit amplificador JLH 1969

O kit não vem manual, mas é fácil de montar já que os valores dos componentes estão marcados nas legendas dos componentes. Só os dois transistores 2N3055 que tem que tomar cuidado pra não darem curto entre as carcaças, os pads da placa e o suporte de alumínio. Pra facilitar segue uma foto da montagem:

Kit amplificador JLH 1969

O kit montado lembra o M150 da Ibrape, embora seja um circuito bem diferente:
Kit amplificador JLH 1969

Nos testes o amplificador se comportou bem e forneceu 5W RMS na carga de 8 Ohms com uma alimentação de 28V. Segundo o que li ele pode chegar aos 10W RMS com alimentação de 40V, mas não testei. Até onde consegui medir a distorção ficou melhor que -60 dB (< 0.1%) limitada pelos equipamentos que tenho pra fazer as medidas. Qualquer hora vou fazer a medida no ARTA pra ter uma ideia melhor. Aqui o meu setup (bem limitado) de medidas:

Kit amplificador JLH 1969

Por ser classe A ele não vai dar muito certo no meu projeto, mas talvez eu monte ele numa caixa qualquer hora. Os testes com caixa de som surpreenderam, o amplificadorzinho é muito bom e bem quieto, sem ruído perceptível quando sem sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!