Usando câmera de notebook no PC

CN-OV359T
Este post já era pra ter saído há pelo menos uns 8 anos. Mas antes tarde do que nunca...

Então, já fiz muitos posts sobre reaproveitamento de telas LCD de notebook e faltava um sobre como usar o módulo de câmera que vem junto com essas telas. Mas agora não falta mais, segue o vídeo:


É só isso mesmo. Estes módulos de câmeras são normalmente USB e é só ligar a alimentação e o D+ e D- num cabo USB e conectar no PC. Existem módulos mais antigos que são alimentados por 5V e a ligação é direta. Outros são de 3,3 V e precisam de um regulador na alimentação ou dois diodos em série. Aqui a placa do módulo de câmera por baixo:

CNFEH45_A2

Esta câmera era de um finado Dell Inspirion 3552 do meu sobrinho (acho que foi comprado em 2016). Retirado o adesivo da parte de baixo dá pra ver no silk a marcação da pinagem do conector. Ali tem alimentação (GND e 3V3), a USB (D+ e D-) e os pinos para o microfone digital (MCLK e MDATA). 

2 comentários:

  1. Interessante... eu desconfiava que podia ser USB mas nunca me toquei de investigar.

    Aproveitando, e o touchpad de notebook, também são USB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Touchpad é interessante, mas não são USB. Alguns usam I2C ou até mesmo PS2, sendo que uns são só touchpad e outros ainda combinam o touchpad com a matriz de teclado.

      Excluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!