Por dentro de um mini teclado sem fio

Mini teclado sem fio
Comprei este teclado no ferro velho pra ver se conseguia salvar pra usar nos meus projetos com Raspberry Pi. É um teclado da marca Ecooda e é bem comum modelos parecidos de outras marcas, com pequenas variações. Errei ao pensar que fosse um teclado Bluetooth, mas ele usa um dongle USB especifico que não veio com o aparelho. Só descobri depois de filmar o conserto do aparelho e, por isso, não tem vídeo neste post. Ficou sem a conclusão, com o teste completo.

O aparelho é um teclado QWERTY completo com alguns extras como controle multimídia e um mouse touchpad. O teclado não é de matriz de contatos normal, mas sim de contatos metálicos:
Mini teclado sem fio

O teclado usa uma bateria BL-5C que fazia tempo que não via. Testei a bateria e estava boa, com 4V. Não tenho fotos do estado original do teclado, mas ele estava bem sujo e precisou de um banho. A placa do lado dos componentes:
Mini teclado sem fio
De componente ativo tem uns transistores e dois CI´s. O maior é o microcontrolador marcado apenas com 2014FAb. O outro logo acima é o controlador de carga da bateria. O defeito aqui era que o conector da bateria se soltou das soldas e estava jogado dentro da caixa. O conector USB também se soltou das soldas, mas levando algumas trilhas junto. Deu trabalho trocar este conector pois tive que refazer as trilhas da placa com fio fino. Aparentemente o aparelho está OK, a bateria está carregando quando conectado via cabo. Os LEDs piscam ao ligar, mas como não tenho o dongle USB não tenho como testar efetivamente.

Não sei se vale a pena o conserto de um teclado deste tipo já que o aparelho completo e novo sai por uns R$30,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!