Por dentro de um carregador de baterias de Lítio HD-8991B

Carregador HD-8991B

Comprei este carregador de baterias de Lítio modelo HD-8991B para manter as minhas células 18650 carregadas enquanto não acho um uso pra elas. Segue o vídeo com os testes e a desmontagem do aparelho:


O carregador carrega baterias de Lítio nos formatos 18650, 26650, 16340 e outras, desde que caibam no suporte. A placa do carregador:

Carregador HD-8991B

Os dois CIs, IC1 e IC2 tem a marcação HWD-3 e não retorna nada nas buscas, mas pelo que dá pra ver nas ligações devem ser os controladores de carga das células. Embaixo do display também tem dois CIs que não consegui ler, mas devem ser os controladores para os bargraphs do LCD. Girando a placa vemos a fonte:
Carregador HD-8991B

A fonte usa um CI MT3611A (10.5 W máximo) e é uma fonte chaveada com circuito bem comum. Já do lado da solda não tem componentes:
Carregador HD-8991B

Como disse no vídeo o carregador me decepcionou um pouco e vou usar só pra manter as minhas células 18650 carregadas, conferindo a carga com o multímetro. A corrente de carga parece ser bem baixa pelo tempo que levou pra carregar duas células. Preciso ver se localizo mais informações sobre os CIs HWD-3 para checar como eles funcionam.

2 comentários:

  1. Mas que carregadorzinho xexelento.. credo! Um trustfire que só tem dois led bicolores acho que carrega até mais rápido e talvez custe até mais barato.

    Eu comprei um NiteCore D4 (carrega 4 baterias) esse é mais completinho, mas não faz uma coisa que eu queria, que é carregar e descarregar a bateria pra poder avaliar a saúde dela. Pelo que descobri o tal do LitoKala, ainda vou acabar comprando um deste também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Litokala tava no meu radar, mas vai ficar pra outra hora. Pra testar células eu acabei comprando uma placa de testes que está chegando qualquer hora por aqui.

      Excluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!