Por dentro de dois telefones antigos de disco (e consertos)

Telefones antigos de disco

Comprei estes dois telefones GTE de disco no ferro-velho pra brincar um pouco e fazer um vídeo. Já falei de telefones de disco anteriormente, mas só abri e mostrei o que tem dentro. desta vez fiz um vídeo mais completo com testes e mais informações. Segue:

Os telefones parecem ser do mesmo modelo, com algumas pequenas diferenças além da cor (vermelho/branco). Aqui o vermelho por dentro:

Telefone vermelho por dentro

E o branco:
Telefone branco por dentro

Não tem componentes ativos aí (semicondutores), tudo passivo e eletromecânico. O discador é mecânico:
Disco telefônico por dentro
O discador do telefone branco parece ser mais robusto do que o do vermelho, com mais peças de metal. No do vermelho tinha um problema, que não mostrei no vídeo, onde o regulador de velocidade estava fora do centro e tive que recolocar na posição:
Disco telefônico por dentro

Basicamente foi desmontar, limpar e lubrificar as peças pra funcionar o branco. O vermelho parece que a mola está "cansada" e precisa ser trocada. Outra coisa que não mostrei no vídeo foi a parte de baixo dos telefones, mas ali só tem fios mesmo. Curioso que tem a marcação dos componentes (R1, C1, etc) diretamente no plástico:
Por baixo do telefone

Pena que vi isso só depois de gravar o vídeo, mas como em muitos aparelhos antigos encontrei o esquema elétrico do telefone colado na tampa de baixo da caixa do telefone branco. Até abri o vermelho novamente mas nele não tinha o esquema. O papel é bem pequeno, aqui o scan:
Esquema elétrico do telefone
O esquema de ligação está perfeito. Já o esquema elétrico, à direita, acabou apagando pois era ali que colocaram a cola. Acho que dá pra reconstruir com base no diagrama de fiação (esquerda). Desenharam uns DIACs ali, mas acho que são varistores na verdade. O esquema é para dois modelos: GTE MT182A-1 e MT95A-1 Starlite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!