Por dentro do multímetro digital Minipa ET-1002

Minipa ET-1002
Mais um multímetro Minipa para testar, desta vez um ET-1002, modelo básico. É um multímetro padrão de 2000 contagens com seleção de escala manual. Segue o vídeo tradicional:


O multímetro segue o padrão dos aparelhos desta faixa e, provavelmente, usa um CI da família ICL7106. A escala de 10A não possui fusível e a escala baixa de corrente compartilha o mesmo borne da escala de tensão. Isso requer cuidado ao mudar as escalas com as pontas conectadas nos circuitos. A placa do multímetro:

Minipa ET-1002
O fabricante original é a All Sun e o modelo é o EM490, como pode ser visto no site oficial. A chave de seleção é impressa no outro lado da placa:
Minipa ET-1002

E a posição dos contatos da chave de seleção:
Minipa ET-1002

2 comentários:

  1. Boa noite! Tenho um multímetro et-1002 com a placa bem diferente desta, tem o ci lm358 resistor melf.. estou tentando arrumar mais não acho o defeito, troquei o lm358 e ele apita em TDS as escalas e o display aparece hv e apaga , poderia dar uma dica?

    ResponderExcluir
  2. Qual o valor do trimpot deste multímetro?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!