Iniciando a montagem de mais um PC

 

PC velho
Pakéquis PC atual

Último post do ano...

Sim, vou montar mais um PC. Relembrando os posts sobre o assunto:

1. Em 2010 eu montei um PC novo (foto acima).
2. Em 2018 eu planejei montar outro.
3. Que foi montado no mesmo ano.
4. Em 2020 eu fiquei sem PC no lab e usava uma Raspberry Pi 3B.

Desde o fim do ano passado já havia uma ideia de montar um novo PC, para ficar com dois em casa. Como alguns podem não saber minha esposa é youtuber full time e usa muito o único PC da casa.

Este ano, com a pandemia e com cinco pessoas em casa (eu, esposa e três filhos) um PC só não daria conta. Trouxemos o PC de SP pra MG (o PC da foto acima) e alocamos os recursos do PC novo para comprar um notebook para a filha mais velha poder assistir suas aulas online. Deu mais ou menos certo. O problema maior eram as aulas online dos dois pequenos. As tardes ficavam reservadas pras aulas deles e os trabalhos no canal ficavam pras manhãs e noites.

Ali no link do PC de 2018 conto mais sobre os problemas do PC antigo, mas basicamente ele está muito defasado para trabalho com vídeos. E com a previsão de que 2021 continue com aulas online ressurgiu a necessidade de alocar mais um PC exclusivo pra isso e liberar mais tempo de trabalho pra nós. Em acordo com a dona esposa ficou decidido que seria um novo PC exclusivo para o Pakéquis e o PC 2010 iria pras aulas online. Segue o planejamento...

1. Orçamento: O Pakéquis não rende muito, mas é autossuficiente e há alguns anos tento não gastar com ele nenhum recurso que ele não tenha gerado. Assim o orçamento do PC ficou mais ou menos o que o Pakéquis rendeu neste ano de 2020.

2. Propósito: O PC, na medida do possível, tem que ser pensado para edição e renderização de vídeos. Se ele for bom nisso será bom também para eletrônica (CAD, VSCode e afins). Não jogo tanto quanto antigamente e quando jogo é alguma coisa antiga. Não precisa ser um computador gamer.

3. O que eu gostaria de ter:
    a. Gabinete menor do que as torres grandes, talvez MATX.
    b. O maior número de USBs possíveis pra não precisar usar HUB externo
    c. Não fazer muito barulho.
    d. USB-C é o futuro, seria bom ter uma disponível.

Estou pesquisando as opções atuais e ainda está naquela fase de decidir AMD x Intel. Isto definirá a placa mãe e, em menor grau, outros componentes. Talvez vire um vídeo a montagem deste novo PC, como eu deveria já ter feito com os outros. Vamos ver...

Nota: Este post é um daqueles escritos mais para eu ler daqui há alguns anos do que pr'os leitores mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!