Por dentro de um DPS Filtro de Linha iClamper Energia 5

 

Filtro de Linha iClamper 5
Depois do vídeo anterior alguns comentários pediram pra fazer um "unboxing radical" de um filtro de linha da marca Clamper. Então aqui está ele (o vídeo):

O filtro por dentro:

Filtro de Linha iClamper 5
A placa por baixo:
Filtro de Linha iClamper 5

E aqui do lado dos componentes:
Filtro de Linha iClamper 5

O aparelho é vendido mais como DPS (dispositivo de proteção contra surtos) do que filtro de linha, mas na embalagem tem uma linha que me chamou a atenção:
Filtro de Linha iClamper 5

Isso é estranho por dois motivos:
1. Para definir a atenuação de um filtro tem que ser dito em qual frequência ou fornecer o gráfico de resposta.

2. 70 dB é uma atenuação bem alta e quase o dobro do que já encontrei em alguns filtros comerciais (daqueles de painel com tomada).

Sendo assim, como visto no vídeo, tentei levantar a curva de resposta e não encontrei os 70 dB de atenuação. Fiz também uma simulação básica no TinaTI para ver a resposta:

Simulação


A definição das impedâncias de 50 Ohms encontrei num documento sobre como medir filtros de linha. O valor do capacitor é baseado no circuito entre Fase e terra ou Neutro e Terra (100 nF + 10 nF). O resultado não dá os 70 dB:

Simulação

Como é uma simulação básica ela não leva em conta as indutâncias parasitas e outros fatores que podem aparecer por causa da montagem do aparelho.

Um comentário:

  1. vc pode fazer unboxing e testar o multiproteção 8 tomadas? antigamente tinha indutor acho que hoje não tem mais
    Obrigadão

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!