Montando um kit RTL SDR

RTL SDR
Daí eu montei um kit SDR (Software Defined Radio - Rádio Definido por Software - RDS - você entendeu?). O pessoal da Banggood me mandou este kit para montar (compre aqui, se quiser), testar e fazer o seguinte vídeo de avaliação:


Sim, deu trabalho e não é muito sensível, precisa de uma antena melhor. Mas FM ele pega muito bem. Falei no vídeo que iria colocar os detalhes da montagem aqui, mas não precisa mais, já que achei o manual completo de montagem em Inglês (depois que eu já tinha ralado pra montar). Então clica no link aí pra ver. E segue mais uma foto, da placa por baixo:
RTL SDR
Usei o SDR# (SDR Sharp) no PC, mas ele deve funcionar com qualquer outro software para dongles RTL. Foram quase duas semanas pesquisando, testando, mexe daqui, mexe dali até chegar a conclusão que está tudo OK com a montagem. O problema parece ser sensibilidade mesmo (funciona com o gerador de funções), preciso de uma antena melhor.

Era pra escrever mais aqui, mas esqueci o que era. Quando lembrar eu atualizo...

2 comentários:

  1. Bem... eu tenho um kit deste e montei, realmente é bem chato, não é pra iniciante. Mas vamos ao problemas que você teve ai.

    1) Ligue o transformador nos pinos recomendados mesmo. Ligando na outra entrada você está compartilhando a entrada com o chip tuner, e está casando carga na linha de sinal deste. É um PORRE soldar os fios nos pinos 3 e 4... montei dois kits deste, um pra mim e outro pra um amigo, foi quase DUAS horas pra soldar esses dois malditos fiozinhos.

    2) A sensibilidade é bom, fiz o teste com o gerador de RF do IFR-1200. O problema ai da falta de sensibilidade em HF pode ser justamente o citado no item 1. E realmente essa antena ai não presta nem pra FM! Essa antena ai é de UHF é justamente uma antena de dongle de TV, o chines troca o conector pra usar com o kit.

    3) Cuidado com o AGC... ele tras resultados desastrosos. Experimenta deixar o ajuste manual e ajusta o ganho para uma recepção confortavel.

    4) Pra HF, repetindo o acima, esquece essa antena que veio com ele, não serve.

    5) Preciso publicar minha pagina com o review completo desse kit e comparando-o com um projeto que eu mesmo fiz com um dongle desses, mas usando a abordagem de up-converter pra poder ouvir HF com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 e 2 - Qualquer hora eu soldo nos pinos da entrada Q. Achei a dica de ligar na entrada I em uma página e usei pra poder terminar o vídeo. Já estava há muito tempo fuçando no kit e precisava fazer a fila de reviews da Banggood andar.

      3. Fiz o teste com o AGC desligado, foi numa dessas e com a antena pendurada do lado de fora da janela aqui do prédio que consegui captar uma vez um sinal fraquinho por volta dos 115 MHz.

      4. Sim.

      5. Opa, posta sim.

      Excluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!