Por dentro de um Multímetro Minipa ET-2082B

Placa multímetro Minipa ET-2082B
Opa, mais um multímetro. Desta vez desmontei um Minipa ET-2082B (ou Victor 88C na verdade), que foi emprestado de um colega. Segue o vídeo:


Conferi as fotos dele e do meu ICEL MD-6111 e vi que são diferentes, embora o ICEL também seja um Victor por dentro. Vejam a placa por baixo:
Placa multímetro Minipa ET-2082B

E por debaixo do display:
Placa multímetro Minipa ET-2082B
O esquema do multímetro pode ser baixado aqui.

6 comentários:

  1. Tenho um deste fazem 7 ou 8 anos, meu primeiro multímetro de verdade. Funciona 100% e ainda o uso bastante, mas gasta uma bateria...

    ResponderExcluir
  2. Amigo tenho um e perdi as posoçoes das laminas ao desmontar a chave rotatoria tem vomo vc me enviar fouos dela pra ver a posição? Meu email "santos.tec@hotmail.com"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega tudo bem, eu tenho um hicari hm 2080 e também perdi a posição das paletas. Se você tiver pode me mandar uma foto vai me ajudar muito. isbra86@gmail.com

      Excluir
  3. Alguém tem o esquema do ET-2082C. Tem um transistor que abriu. Preciso saber qual é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio: geralmente os transistores desses modelo de multimetro é o C9013, caso não encontre dele na região onde você mora pode usar o BC337, mas o detalhe é que ele tem posiçoes invertidas, então é só soldar ele invertido.

      Excluir
  4. Boa noite, abri o meu multímetro e caiu as lâminas seletora, por favor preciso da posição correta só ET 2082E. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!