Amplificador do PC - Montagem final

Bom, quatro anos depois e três esquemas diferentes "terminei" o amplificador do PC (o link leva para todos os posts sobre o assunto.. Ainda falta pintar o painel, fazer as marcações e corrigir a agressividade dos VUs. Mas funciona e estou usando. Comprei um kit de amplificador com TDA2030 na China e montei.

Infelizmente perdi os vídeos que tinha feito da montagem e só sobrou algumas fotos. Esta aqui é do teste com a fonte do amplificador anterior (com NE5532), para tentar eliminar o ruído da rede:

Amplificador na caixa

Acabei gravando outro vídeo, com o amplificador já montado e funcionando:


Das fotos que sobraram achei as que postei no Facebook. Aqui a placa montada, ainda com a ponte de diodos e só faltando os potenciômetros:
Kit de amplificador

Os componentes do kit:
Kit de amplificador

O esquema está bem ruim, alguns componentes não dá pra ler. Vou tentar redesenhar ele qualquer hora pra posta aqui. Se alguém ainda assim quiser ver é só pedir que eu escaneio do jeito que está mesmo. Como já apareceram pedidos para ver o esquema, segue:
Esquema do amplificador com TDA2030


A placa do amplificador da caixinha da HP é esta:
Amplificador da caixinha de som

Usei ela para os VUs. Tirei o potenciômetro de volume e coloquei dois trimpots. Tirei também a chave liga/desliga e botei um regulador 7805 na alimentação. Os VUs são usados para monitorar o nível de entrada, logo ela é ligada diretamente nos conectores RCA do amplificador. Ajustei os trimpots para que o VU marque logo antes da faixa vermelha um nível de 2V na entrada, que é o nível máximo que minha placa de som entrega. Na saída da plaquinha, antes do VU, montei um resistor limitador de 330 Ohms e uma ponte de diodos de Germânio:
Placa para VU

A versão original era essa aqui, com amplificador operacional:
Placa para VU

Ela não funcionou e depois de vários testes com ela não tive como reaproveitar. Acredito que tenha sido por causa da tensão de alimentação desregulada e bem acima do limite do amp-op. Devia ter confiado menos na especificação do transformador...

4 comentários:

  1. Curiosamente eu tenho algo muito parecido aqui, que montei pra usar no PC, mas usei 100% sucatas. Inclusive também tem os dois VU analógicos. Só que eu acabei montando um sistema quadrifonico, e usei placas de amplificadores com STK. É um STK4142 II para as duas caixas principais com alto-falantes de 10" e tweeters magnéticos (não gosto de piezo) e um STK 435 para as duas caixas pequenas que fazer o som traseiro.

    Estas placas foram retiradas de aparelhos de som antigos. O 4142 era de um Sony, e o 435 era uma placa que era vendida em foram de kit pra fazer substituição em aparelhos 3 em 1 com saídas impossíveis de achar.

    Existe o projeto (e o gabinete já foi feito pensando nisso) pra um quinto canal, o de graves, tanto que eu tenho um alto-falante de 15" que reformei, para fazer a caixa de sub.

    Essa parte eu não fiz, tá parado a mais 6 anos ehehe, bati o seu recorde.

    Mas pelo menos a parte quadrifonica está funcionando, e é o que eu uso aqui no PC.

    Mas na verdade o que eu queria dizer é... bota esses dois TDA2030 pra funcionar, se o chinês, não fez caca, você vai se surpreender com eles, são muito bons! Bota pra funcionar e depois você vai pensando (ou não) no upgrade.

    Outra coisa, algum motivo especial pra usar ponte de diodos? Como você tem potencia de sobra pra empurrar os VU (o amplificador da HP) pode fazer retificação em 1/2 onda, e coloque um capacitor de filtragem depois dele e um resistor pra amortecer a descarga, isso deixará os VU menos "nervosos".

    Ah.. e se ainda resta algum ruído de 60Hz, troque esses cabos dos potenciômetros por cabos blindados, deve melhorar mais um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que é comentário! Queremos fotos e mais detalhes. Por favor.

      Excluir
  2. Isso que é comentário! Queremos fotos e mais detalhes. Por favor.

    ResponderExcluir
  3. Vou preparar o fundo falso aqui e fazer umas fotos (antes tirar umas gambiarras que tá nele ehehehe). Não é nada muito bonito e sim uma bela gambiarra por dentro, mas pra mim o que importa é que funciona e me atende muito bem! :)

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!