Montando um microfone sem fio para a faixa de FM

Comprei este kit recentemente no Alixpress por um preço muito baixo (abaixo de R$10,00 já com frete). É o clássico transmissor de FM com um transistor e um microfone de eletreto. A grande vantagem nesse caso é a caixa que é muito boa. O que vem no kit:

Kit para montagem de microfone sem fio

Segue o vídeo mostrando a montagem e mais alguns comentários:


O manual é todo em Chinês e o que dá pra entender é o "chapeado" da placa de circuito impresso e o esquema:

Esquema de microfone sem fio

Tem alguns detalhes que faltam no esquema e no desenho da placa. Um deles é o resistor de 0,5 Ohms que vai ligado entre C6 e o centro da bobina impressa na PCB. Ele está na lista de peças e deve estar escrito nas instruções, mas meu Chinês está meio ruim e não posso confirmar... 

Os resistores vieram de 1/8W e a placa parece ter sido desenhada para resistores de 1/16W. Nada que uma entortada nos terminais não resolva. O circuito não tem ajuste de frequência, logo tem que ligar e torcer pra não cair em cima de alguma emissora de FM. No meu caso ele foi para o fim da faixa (por volta de 108,5MHz) e não tinha nenhuma emissora ali. Colocar um ajuste de frequência até que não deve ser difícil, com um capacitor em paralelo com um trimmer no lugar de C5 (24pF). A placa montada ficou assim:
Placa do microfone sem fio

Não existe indicação na placa de onde ligar os fios. Tive que olhar o esquema e localizar os pontos certos. Para facilitar a vida dos futuros montadores criei o diagrama de ligações abaixo:
Fiação do microfone sem fio
O kit é bem simples e qualquer um que tenha brincado com eletrônica nos anos 80 e 90 reconhece o circuito das "Saber Eletrônica" ou "Eletrônica Total". A diferença aqui é a caixa do microfone que é muito boa. Lembra muito o kit lançado na "Eletrônica Total" número 45.

2 comentários:

  1. Eheheh, o mesmo circuito ordinário de sempre. Essas sumidas do sinal são duas coisas. A antena ficou embolada dentro do corpo do microfone, ela tem que sair pelo passa fio que tem embaixo, fica o fio pendurado.

    A segunda coisa é que a estabilidade desse oscilador não é aquelas coisas, conforme você aproxima a mão dele ou mesmo da antena, ocorre um desvio de frequencia.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era criança eu comprava um quase todo mês desmontava pra brincar de rádio ele vinha com uns 30 cm de fio pra fora é a antena pra não dar esses mal contato.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!