Marcador de Truco com Arduino

Há alguns dias um colega chegou com um esquema na mão pra eu dar uma olhada. Era um contador de 0 a 11 com lógica discreta. Dei uma conferida, tinha dois displays de 7 segmentos, dois decodificadores para o display, dois contadores binários, três portas NAND (ou eram ANDs?) para resetar a contagem após o décimo segundo pulso do clock. O clock vinha de um push button.

Olhando o esquema percebi que tinha sido feito no Proteus e perguntei se ele tinha simulado. Ele respondeu que sim e que funcionou na simulação. Bom, eu respondi que se funcionou lá era grande a chance de funcionar na montagem, menos a questão do clock. O push button iria fazer a contagem pular por cauxa do bouncing. Ele disse que ia ver e mais tarde retornou com um circuito clássico anti-bouncing para a chave.

Durante essa checagem de esquema acabei descobrindo que o circuito seria usado como contador ou marcador para jogo de Truco. Como não sei muito sobre o assunto conversei com outros colegas que sabem jogar e surgiu a ideia de fazer algo melhor. O esquema original só tinha uma chave que somava um a cada pressionada. Caso o jogador se empolgasse poderia somar dois ou três e ter que resetar o circuito ou contar até 11, zerar e voltar para a posição correta. Pensei em fazer um marcador um pouco melhor e lembrei que tenho aqui em casa um shield com display e teclado que nunca usei:

Arduino e Shield de display LCD e Teclado

Assim a parte eletrônica se resumiria a encaixar uma placa na outra e fazer o software. E depois de uns 10/20 minutos saiu o "Contador Marcador de Truco com Arduino":

Contador de truco com Arduino

São dois contadores, para duas duplas. Os botões para cima e para baixo selecionam qual contador vai ser usado. O botão para direita soma um ao contador e o para esquerda diminui um. O botão de seleção ("Select") zera os contadores. Quem somar 12 pontos ganha e uma mensagem indica a dupla vencedora e a perdedora. Caso uma das duplas sofra uma humilhante derrota de 12 a 0 uma mensagem lembra o que eles devem fazer, segundo a regra clássica do truco de churrasco.

Como não podia faltar, o código fonte já está em seu repositório no Github e tem o vídeo do circuito funcionando:

4 comentários:

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!