Montando um kit de rádio AM (de Ondas Médias)

Bom, depois de anos e anos finalmente montei um rádio AM super-heteródino. Lembro ainda de um kit destes da Superkit que ficou um tempão na loja de eletrônica aqui da cidade. Nem me atrevia a perguntar o preço...

Mas daí vieram os chineses pra facilitar a nossa vida (até que alguém acabe com a brincadeira). Procurei por um kit todo transistorizado, comprei e fiz um vídeo da montagem:


O que faltou falar no vídeo:
0. Onde comprar?.

1. As emissoras de AM em ondas médias estão com os dias contados. A maioria vai migrar pra faixa de FM e, daqui há alguns anos, não vai sobrar nenhuma entre os 530-1600 kHz. Então o momento pra montar um kit destes é agora, antes que seja tarde. 

2. A FI do rádio é em 465 kHz e não em 455 kHz como é comum por aqui. Como falei no vídeo, seria legal testar com um diodo de germânio no lugar de V4.

3. Na parte debaixo da placa de circuito impresso algumas trilhas tem pads que devem ser conectados com um jumper. Eles estão marcados com um X nas trilhas do esquema, nos coletores de V1, V2, V3 e V5. Caso sejam deixados em aberto o rádio não funcionará, é claro...
Esquema rádio AM
4. Como está escrito no esquema acima, o modelo do rádio é HX108-2+.

5. Foto dos componentes:
Componentes do kit de rádio AM
6. E uma foto do rádio montado:
Kit de rádio AM montado.
7. Comprei no Aliexpress. Não vou colocar o link direto pra este modelo, pois amanhã ele pode nem mais existir por lá. A dica é procurar por "Rádio Kit". Tem vários modelos, transistorizados ou com CIs e AM e/ou FM.

8. As bobinas de FI de o oscilador local estão marcadas na legenda de componentes da placa com um simbolo em Chines indicando cada cor. Usei o tradutor do Google pra descobrir a posição de cada bobina.

6 comentários:

  1. Este kit foi dica minha na Pic List, não foi? :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Newton, li as mensagens na época e fiquei namorando os kits no Aliexpress até que comprei este no fim de Dezembro passado.

      Excluir
    2. Tem uns de amplificador de 100WRMS e até mais. Estava pensando até em comprar. O problema é sempre o gabinete. :o(

      Excluir
  2. Legal sempre compro alguma coisa no "Ali" e não me sentia entusiasmado em comprar um kit desses mas agora vendo que funciona vou comprar, vlw pela postagem.

    ResponderExcluir
  3. O que vai ser do meu rádio am que montei, fiz no maior capricho, mas com a migração de faixa temo que ele vai virar uma casca vazia!
    O que fazer, a quem recorrer, como protestar, pra mim o am é 10 ?

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!