Sirene com três transistores

Me lembrei de um velho esquema de uma sirene numa velha revista de eletrônica (acho que foi numa "Revista monitor de Rádio e TV") e tentei construir o circuito de cabeça (não tinha mais esta edição). Lembrava que tinha um oscilador clássico (multivibrador astável) com dois transistores na parte de baixa frequência e um oscilador com transformador para a alta frequência. Rabisquei alguns esquemas e fui testando até chegar neste aqui:

Esquema de sirene
Liguei o oscilador de alta frequência ao de baixa via emissor de Q3, embora eu tenha quase certeza que não era bem assim o original, mas funcionou. Coloquei um LED de 10mm na outra saída do multivibrador pra piscar. Testei alguns transformadores pequenos e o que ficou melhor foi um que eu recuperei de um Walkie talkie de brinquedo. Tudo montado no protoboard:


O som ficou um pouco estranho, mas gostei do resultado. Circuito meio inútil, mas foi divertido montar. A forma de onda no alto falante ficou assim:

Forma de onda na saída da sirene

E pra completar, um vídeo do circuito funcionando. Ele funciona bem quando alimentado com 9V, se subir um pouco ele fica só num tom continuo. E ele continua funcionando mesmo em tensões abaixo de 3V. No vídeo dá pra ouvir mesmo após o desligamento da fonte de alimentação, só na descarga do capacitor.

2 comentários:

  1. alterando valores nas resistencias e cap, não mudaria o som?? Vejo muitos circuitos desse em revista que utiliza transformadores, mas não tenho a minima ideia de como dimensiona-los. é só ir testando???

    ResponderExcluir
  2. Bem retrô...mas esse transformador de saída é inexistente atualmente...

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!