Som do PC: Montando as Caixas de Som Makizou (Parte 5 - O primeiro teste)

E neste fim de semana finalmente consegui fazer o primeiro teste das caixas de som. Como eu disse no primeiro post da série, o som atual do meu PC é um parzinho de caixinhas da HP:

Caixas de som HP

Nada muito especial aqui, as caixas até que tem um bom desempenho quando comparadas com outras caixinhas de som para PC. Da esquerda para a direita vemos o controle de Tom, o de Volume e o botão de liga-desliga e por fim o LED de power. Uma vantagem deste par é receber a alimentação pela USB, sem precisar de uma tomada para as caixas. O problema é que como uma porta USB só fornece 5V de alimentação a potência máxima de saída não é lá muito alta.

Estas caixas são importantes para o novo sistema pois são elas as doadoras dos alto falantes para as Makizou:

Alto falantes

Pode ser dificil de acreditar, mas são estes pequenos de 3" mesmo. E como ainda não montei o amplificador valvulado o jeito é ir usando o amplizinho da HP que é este pequeno:

Placa do amplificador

O transformador no canto inferior direito é um indutor para a alimentação USB. O CI amplificador é um SJ2025 (2,5W em 4 Ohms). Retirei os alto falantes das caixas e botei a fiação de saída da caixa principal direto em conectores bananas fêmeas:
Amplificador modificado

Fiquei um pouco impressionado com o tamanho dos alto falantes. Perto das caixas eles parecem ainda menores:

Montando o alto falante na caixa

Depois de soldados os fios e aparafusados os pequenos nas caixas montei um setup para testes:

Makizou Horn Test

E o que eu ouvi não podia ser melhor, as caixas ficaram muito boas. A melhora nos graves é significativa, mesmo com este amplificador improvisado. Se alguém estiver precisando de uma caixa pequena e com um ótimo desempenho pode montar um par destas (se tiver paciência, pois a quantidade de peças é grande). Eu ia fazer umas medições mas não consegui acertar o software de medição (ARTA) com o microfone que tenho aqui. Estou pensando em outras formas de medir.

Pelas fotos já deu pra ver que ainda não finalizei o acabamento das caixas. Procurei aqui em minha cidade e não encontrei as folhas de madeira para o revestimento. Conversei com meu irmão e nos próximos fins de semana ele vai me dar uma mão no acabamento, passando uma massa e pintando as caixas com tinta esmalte. Vamos ver se vai ficar bom...

8 comentários:

  1. Caraca eu tenho um par dessas caixas da HP que me acompanham desde o meu primeiro PC, só que eu coloquei um carregador de celular pra servir de fonte.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Teria como informar como foi ligado os alto-falantes? Pretendo fazer esse projeto nas minhas férias mas sou bem leigo em circuitos para caixa de som.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, nada demais na ligação dos alto falantes: fio positivo na saída positiva do amplificador e fio negativo no negativo... só fio mesmo...

      Excluir
  3. Parabéns ! O som deve ter ficado bom ! Mas... O projeto não leva em conta os parâmetros Thiele-Small, ou, qualquer alto-falante de 3" de diâmetro ficaria bem sintonizado com as caixinhas Makizou ?
    Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se for fazer certo sim. Mas eu já havia lido em foruns por aí que mesmo usando alto falantes de caixinhas de PC elas ficavam boas. Eu resolvi testar...

      Excluir
  4. Tenho uma caixa de som para guitarra nas dimensões 40cm altura x 40cm largura x 23cm profundidade, igual a essa http://user.img.todaoferta.uol.com.br/G/R/HV/XHE5SC/hugePhoto_0.jpg
    Estou com o objetivo de aumentar as dimensões da Makizou em escala para colocar essa parte dos controles na lateral. É correto eu pensar assim ou há limite desse tipo de construção em função da potência do alto falante. O alto falante é de 20W.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm... Pelo que eu sei as dimensões da Makizou são baseadas no tamanho do alto falante. Não sei dizer se aumentando as dimensões para um alto falante maior a caixa ficaria boa. Só testando ou encontrando as equações (que eu nunca vi, mas devem existir.

      Excluir
  5. Qual a voltagem que sai da placa para os auto-falantes

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!