Som do PC: Montando as Caixas Makizou

Bom... Já que decidi montar as Makizou M-8BH vamos a um breve log do que foi feito e em que pé estão as caixas de som (que já estão bem adiantadas).

1. Existe apenas uma imagem (confiável) do manual de montagem destas caixas. E esta imagem não é muito boa para passar pra algum marceneiro cortar as peças. A partir da imagem original desenhei o esquema abaixo, com todas as peças que foram cortadas:
ATENÇÃO: AS PEÇAS NÃO ESTÃO EM ESTÃO EM ESCALA NA IMAGEM. MAS TODAS AS COTAS E QUANTIDADES ESTÃO CORRETAS.

Esta é a versão final da imagem que levei até uma fabrica de móveis planejados. A primeira peça no canto superior esquerdo (420 x 120mm) eu havia desenhado errado (420 x 150 mm). Só vi esse problema algumas semanas depois, quando comecei a montar. Tive que encontrar alguém depois pra cortar o excesso.

2. O MDF me pareceu mais fácil de trabalhar do que compensado (que foi o que me recomendaram anteriormente), por isso a escolha. O único problema foi que todas as peças juntas pesam quase 10kg e eu tive que trazer tudo na mão desde o outro lado da cidade, a pé...

3. As peças de MDF acabaram apresentando alguns problemas de tamanho. Algumas tinham até 4 mm a mais nos cortes. A solução foi cortar na mão e depois passar a lixa, antes de colar. Algumas peças com erros menores dá pra usar só a lixa mesmo.


Nada grave e já era esperado, mas dá um certo trabalho. Haja paciência.

4. Por recomendação dos marceneiro as peças foram coladas com cola branca comum. E também por recomendação dele estou deixando as peças colando por 5 dias. Devido as imperfeições no corte do MDF estou aplicando um mistura de pó de MDF com cola (também idéia do cara) para fechar as frestas entre as peças.

Nada de especial aqui, mas tirei fotos:




Essa gororoba fica secando também por alguns dias (demora pra secar):

Depois de secar tem que lixar o excesso.

Um comentário:

  1. As sugestões do marceneiro estão corretas, cola branca de preferência Cascorez Extra sem diluir e para a massa que voce fez para acertar as imperfeições , a mistura da serragem da madeira e cola é ótima.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!