As maritacas comedoras de fiação elétrica

Até pouco tempo atrás eu não acreditava no "mito" da maritaca comedora de fios. Precisei ver com meus próprios olhos os estragos causados por esses bichinhos verdes.

Então, no Sábado de carnaval minha mãe havia reclamado de uma das tomadas de seu quarto que parou de funcionar. Meu irmão que estava cuidando do caso subiu no telhado pra dar uma olhada e acabou descobrindo que um dos fios desta tomada estava rompido e parte do isolamento havia desaparecido. O segundo fio estava quase arrebentado e com parte do revestimento plástico faltando, assim:

Fio comido pela Maritaca

A foto foi tirada já com o fio rompido remendado e com fita isolante. Atente para os papéis de bala espalhados, as maritacas levam de tudo para os ninhos. Meu irmão aproveitou para dar uma olhada nos outros fios e a cena se repetia:

Fiação comida por Maritacas
e mais essa:


Em outros pontos havia fios com falhas menores no isolamento. Como a fiação foi feita em 1987 e nunca foi trocada, minha mãe decidiu trocar tudo após a saída das aves, quando os filhotes já estiverem crescidos. Por enquanto nos limitamos a isolar as falhas com fita isolante.

E por falar em filhotes, são dois que ficam andando pela lage da casa. Olha os dois aí (os pais só aparecem no fim do dia):
Filhote de maritaca

Filhote de maritaca

26 comentários:

  1. Bacana vocês deixarem eles lá até crescerem^^

    ResponderExcluir
  2. Legal sua atitude de preservar os animais!.

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de matar essas maritacas elas são uma praga destroem todo o forro e a fiação elétrica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a praga é o ser humano que destruiu o habitat natural delas e forçaram-na a migrar pros centros urbanos

      Excluir
  4. Eu vi como destroem a fiação de uma casa fique tranquilo que nós eletricistas estamos prontos para reformar basta ligar.

    ResponderExcluir
  5. Esses doces bichinhos fez eu gastar quase 5 mil . E quase botou fogo na minha casa ..mas não matei eles não chamei um amigo que e biólogo e ele me ajudou a transferir o ninho !!

    ResponderExcluir
  6. Sei que tudo é possivel, más porque comer os fios internos, com tantos fios externos a vontade, acredito que pode comer o plástico, jamais a malha de aço, o que acredito não cortar o sinal,no meu condomínio dão essas desculpas, más não vejo buracos nas telhas, e por fora é protegido por madeiras, como eles entram lá, seria falta de manutenção, só acredito vendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois acredite, hoje cedo um técnico veio ver pq o sinal de internet não estava funcionando aqui em casa. Quando viu as maritacas haviam comido cerca de 40cm de fio de fibra. Legal, ele trocou o fio e tudo certo. No mesmo dia a tarde, a internet parou novamente. Quando fui lá fora pra ver pasmem lá estavam duas maritacas e assim que me aproximei saíram voando para um fio mais alto da rua. Lá vou eu ligar novamente para outro técnico arrumar novamente.

      Excluir
  7. Olá,minha indagação e científica,por qual motivo fazem isso e, porquê não levam choque?
    Será que os pés sao possuem resistência ôhmica maior que a nossa pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levam choques e morrem principalmente em 220v.

      Excluir
    2. no meu forro foram achadas pelo menos 3 mortas, eletrocutadas

      Excluir
  8. Olá,minha indagação e científica,por qual motivo fazem isso e, porquê não levam choque?
    Será que os pés sao possuem resistência ôhmica maior que a nossa pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motivo é que nós estamos destruindo o abtate delas pra construir.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. moro num condomínio rural, muiiiita vegetação, milhares de árvores, áreas com vegetação natural, muitas espécies de pássaros e outros animais e mesmo assim as maritacas entraram no meu telhado e destruiram boa parte da fiação, estou gastando uma grana para trocar toda a fiação e arrumar todas as possíveis entradas no telhado

      Excluir
    3. Quando estão ao potencial do condutor ,ou quando estão sobre superfície isolada ( forro pvc, etc) não sofrem descarga elétrica, porém ao mínimo contato entre fase e terra já era!

      Excluir
  9. Estou passando pelo mesmo problema, já tive duas situações em que fiquei sem luz, os fios ficaram desencapados e deu curto, mas não quero acabar com as maritacas, como sou eletricista, vou colocar conduíte para proteger os fios, uma solução mais ecológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passe oléo queimado de caminhão na fiação, q elas não comem mais, não sei se é pelo cheiro forte, mas funciona...

      Excluir
    2. Olá! Estou com este problema de Maritacas no forro, mas de forma alguma recomendo passar óleo queimado ou qualquer outro produto nos fios e cabos. Isso danifica o isolamento ao longo do tempo. A melhor solução é proteção mecânica igual um colega mencionou acima, ou seja, embutir os cabos em eletroduto (conduite), retirar o ninho dos bichinhos e transferir para outro lugar. Isso não agride os bichinhos e não causa danos futuros a sua instalação. Depois é só vedar bem as aberturas entre forro e telha com tela metálica que as Maritacas ou outras aves não conseguem entrar novamente. Tenho muito trabalho pela frente mas vou ter que despejar minhas inquilinas barulhentas...

      Excluir
    3. Eles cortam até as telas.
      Bico de alicate.

      Excluir
  10. Esses bichinhos fora treinados por eletricistas para comer a fiação. kkk

    ResponderExcluir
  11. Estou com o mesmo problema em casa, estou levando choque em várias partes metálicas da minha casa. A fiação terra estava energizada, já troquei os fios, mas estou com dó dos ovos, e os filhotes depois que nascem, levam dois meses ainda para ser independentes...

    ResponderExcluir
  12. Esses bichinhos romperam minha fibra de internet 5 vezes em 1 semana. Cansado de passar esse perrengue comprei 9 metros de eletroduto rígido de pvc e pedi aos técnicos da internet para passarem a fibra por dentro da tubulação. Problema resolvido, elas continuam vivas e eu estou com internet.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!