Freedom Board da Freescale: Primeiro Contato

Pois é pessoal chegou a minha Freedom Board FRDM-KL25Z (na verdade chegaram três, mas isso é outra história) que foi lançada no final de Setembro passado e resolvi escrever um pouquinho sobre ela, haja vista a falta de informações na rede. Aparentemente é uma tentativa da Freescale de competir com o Arduino, algo que a Microchip também tentou com a sua ChipKIT e a Texas com a LaunchPad.

A placa é esta aqui:

Freedom Board Freescale

A placa custa US$12.95, o que é mais barato que o mais barato Arduino Uno Chinês que se pode encontrar por aí. Ela pode ser comprada, lá fora, na Farnell/Element14, Mouser ou Digikey, como sempre. No Brasil ela será vendida pela Farnell por R$49,50.

Não vou repetir as características da placa aqui, caso queira saber mais detalhes leia a página oficial. E veja este vídeo, que tenta ser engraçado, sobre como foi criada a placa:


A placa vem naquela caixinha ecologicamente correta, com a placa e um cartão de referência (Quick Reference Card) com a pinagem dos conectores. E é só isso mesmo. Não vem o cabo USB, que pra complicar não é o conector padrão B como no Arduino. Usaram dois conectores USB mini B (clica aqui pra ver).

Outra coisa que não vem com a placa são as barras de terminais que formam os conectores de I/O. Tentei montar (pegaram emprestado meu rolo de solda e fiquei sem solda no feriado) estes conectores com uma barra de 40 pinos que tinha aqui e mais a contribuição de uma Launch Pad da Texas. O problema aqui é que estes conectores tem que ser cortados para se conseguir a quantidade correta de terminais (trabalhinho chato). E aproveitando a oportunidade, deixa eu colocar uma foto das duas placas lado-a-lado pra comparar o tamanho:

Freedom Board Freescale Vs Launch Pad Texas

O ideal seria uma foto com um Arduino Uno R3, já que a Freedom Board (FB daqui pra frente) possui pinagem compatível, mas eu não tenho um aqui. Esta tal compatibilidade é descrita no documento FRDM-KL25Z Pinouts (Rev 1.0, que não tem link direto, para ver baixe o zip FRDMKL25ZUM nesta página aqui). A primeira vista qualquer shield do Arduino pode ser conectado a esta placa. Os shields se encaixam perfeitamente nos conectores da FB, mas tem que tomar cuidado pois o Arduino funciona com 5V e a FB com 3.3V. Dependendo do shield a FB pode se dar mal com a diferença de tensões. Num dos blogs oficiais da Freescale é dito que ainda não se sabe quais shields funcionariam com a FB.

Até agora apenas liguei a placa no PC e fiz um programinha para trocar a cor do LED RGB. A placa já vem gravada com um firmware que faz isso, inclusive com dimmer no LED via touchpad, mas eu quis brincar um pouco com o CodeWarrior 10.3 (Beta e único que funciona com a FB). 

Aqui tive uns probleminhas até descobrir como fazer funcionar a interface de debugger Open SDA. O CodeWarrior não encontrava ela de jeito nenhum e só depois de um tempinho vi que ele não encontrava a interface porque ela simplesmente não estava na placa! Acontece (e esta é a grande dica deste post) que a placa vem gravada com um firmware que não é o firmware de debugger. E pra piorar este firmware não está disponivel para download na página da Freescale e sim no site da P&E Micro. Então se você quiser usar a função de debugger da placa entre na página do Open SDA no site da P&E (clica aí no link) e baixe o Firmware Apps  (tem que cadastrar).

Para gravar o Firmware de debugger é só seguir a receita:
1. Desligue a placa da USB.
2. Aperte o botão RST da placa e fique segurando.
3. Ligue a placa na porta USB do PC (com o botão RST pressionado).
4. Solte o botão depois de um tempo.
5. Vai aparecer um drive chamado "BOOTLOADER" no Windows.
6. Copie o arquivo "DEBUG-APP_Pemicro_v102.SDA" para este driver..
7. Desligue a placa da alimentação e ligue novamente.

Só assim a interface de debugger do Open SDA ficará disponível.

Bom, por enquanto é isso. Vou brincar mais com as placas nos próximos dias e se tiver tempo e paciência escrevo mais sobre elas.

2 comentários:

  1. Gostei do seu post comprei um equipamento como este que você citou. Mas estou com alguns problemas gostaria de solicitar sua ajuda pois como você mesmo mencionou não existem material na internet. Não estou conseguindo intender como funciona a IDE e como faço o Upload do projeto! Se puder me ajudar agradeço!

    Fernando Fernandes

    ResponderExcluir
  2. estou com este msm problema , mas feito o procedimento acima nao resolveu . vc tem alguma dica para me ajudar ? meu email : mateus.silverio007@gmail.com

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!