Consegui este rádio neste feriado (para fotos de onde ele foi encontrado clique aqui) e não fui muito feliz em encontrar mais informações sobre ele na rede. Por isso resolvi tirar umas fotos externas e internas durante o conserto e postar aqui.

Rádio buzina de bicicleta


Trata-se de um rádio, buzina e lanterna de bicicleta da marca ME (a logomarca é de um globo com ME no centro). O rádio só tem uma faixa (AM em ondas médias - 530kHz a 1,6MHz) e é independente da buzina e da lanterna. O potenciometro de volume também possui a chave liga desliga do rádio, como todo velho e bom rádinho de pilha. E por falar em pilha, o aparelho é alimentado por  4 pilhas pequenas AA (6V) cujo compartimento fica embaixo do suporte para fixar no guidão da bicicleta. Na tampa das pilhas existe a marcação "Patent No 1010708" e o "Made in Hong Kong":

Rádio buzina de bicicleta

Liguei o aparelho na fonte de bancada e descobri que o rádio estava funcionando perfeitamente para rádios locais. Já a buzina e a lanterna estavam com defeito.

Abri o radinho pra dar uma olhada:

Placa do rádio
Como dá pra ver, o rádio é separado do circuito da buzina e a lanterna não ia funcionar mesmo, pois faltava a lâmpada. O conector ali no canto é pra ligar uma fonte externa e não é original. Alguém furou a caixa com a ponta de um ferro de solda e inseriu o conector ali. O circuito da buzina é formado por dois multivibradores astáveis sendo um na frequência de áudio e o outro em baixa frequência modulando o primeiro. O botão vermelho (Horn) dispara apenas o oscilador de frequência mais alta e funciona mesmo com a chave de três posições na posição desligada (off).
Placa do rádio AM

A chave de alavanca possui três posições: "Off", "Light" (acende a lanterna) e "Blinking/Siren alarm". Esta chave estava bem dura para mudar de posição e meio bamba na placa. Como eu já desconfiava o defeito era este aqui:

Com o tempo e uso a chave arrebentou as trilhas da placa. Retirei a chave do circuito, desmontei ela inteira, limpei os contatos, remontei, refiz as trilhas da placa com fio rigido e pronto, tudo funcionando novamente. A chave continua um pouco dura, mas não tanto como antes. Pode acontecer de, no futuro, as trilhas quebrarem novamente. O ideal seria trocar a chave por uma nova, mas vai ser difícil encontrar outra do mesmo modelo. Antes de fechar de novo o aparelho coloquei uma lâmpada nova, de 6.5V no soquete da lanterna.

E para os curiosos segue um vídeo do radinho funcionando: