Montei este amplificador já faz uns dois meses para usar na bancada e nem pensava em colocar aqui, mas já que não estou fazendo nada mesmo...

Amplificador com TDA2002

Quase sempre me vejo fuçando em algum projeto que envolve áudio e toda vez tenho que pegar as caixas de som do desktop para testes. Ano passado meu irmão mais velho me deu uma caixa de som destas usadas em som ambiente e a guardei para montar um amplificador exclusivo para a bancada. Como sempre o tempo foi passando e só em Abril deste ano eu larguei a preguiça e montei um amplificador pra ele. Eu já havia comentado sobre fazer um amplificador lá naquele post sobre o chaveador de portas paralelas. Isso foi em Abril de 2010 e dois anos depois ele finalmente ficou pronto.

Não tem muito o que falar, circuitos com o TDA2002 tem aos montes pela rede. Meu esquema é o mesmo do datasheet do CI com pequenas modificações:

Esquema Amplificador com TDA2002

Como eu só tinha uma caixa de som montei uma versão mono mas com duas entradas "mixadas" pelos resistores R8 e R9. Usei um potenciômetro linear para o controle de volume que em conjunto com R7 (de aproximadamente 1/4 do valor do potenciômetro) se "transforma" num pot logarítimico. Truque aprendido numa velha "Revista Monitor de Rádio e TV" da década de 70. R3 seria de 2.2 Ohms caso eu não resolvesse montar o circuito num sábado à tarde. Com as lojas de componentes fechadas acabei usando dois resistores de 1 Ohm em série que era o que tinha por aqui.

Como sempre usei um pedaço de placa padrão para a montagem:

Placa amplificador

Tirando os capacitores e resistores todos os componentes foram reaproveitados de outros equipamentos. Os conectores eu tirei de dois videocassetes de segurança que desmontei e estavam guardados numa caixa de sapatos que há anos espera que seja arrumada e seu conteúdo separado e catalogado. Destes videocassetes saiu também o dissipador para o CI TDA2002. O knob do potenciômetro (e o adesivo plástico que coloquei "temporáriamente" no painel) veio de um controlador de temperatura:

Amplificador com TDA2002

A caixa de metal é a do chaveador de portas paralelas mesmo. Para tirar a tinta da marcação antiga do chaveador foi só usar passar um algodão com acetona. Até o CI TDA2002 foi reaproveitado. Ele veio do meu primeiro amplificador, que montei há quase 20 anos! Estava guardado desde aqueles tempos nas caixas de componentes (quem guarda tem).

Para alimentar o amplificador usei uma fonte chaveada de um scanner velho de 12V x 1A ou 2A (não lembro). A fonte seria colocada inteira dentro da caixa, mas como não caberia tive que tirar ela da caixa plástica. Para prender ao fundo da caixa do amplificador usei duas presilhas plásticas:

Montagem do amplificador

Tá, não ficou lá muito bonito, mas tá funcionando e a qualidade de som ficou muito melhor que a das caixas do meu PC (que preciso dar uma modificada pra ver se melhora). Ainda não medi a potência de saída, pois não tenho um gerador de áudio e nem uma carga de testes. Vou ver se monto os dois e faço umas medidas.

E pra finalizar um comentário sobre a fonte. Retirei o resistor R54B que fica embaixo da fonte:

Placa da fonte do amplificador

Olhando a placa pela primeira vez notei que a parte de alta tensão da fonte era ligada a saída por meio de uma rede de 4 resistores de 4,7M. Fiquei preocupado com isso e ao montar o amplificador retirei o resistor por não confiar muito neste arranjo.