Pedal de Efeitos (Parte III): Ajeitando a bagunça...

Bom, o pedal está andando bem devagar mas em breve deve ficar pronto. Esta semana tive que dar uma ajeitada no conversor DA (com malha R2R) por falta de espaço no protoboard. Como o DA usa 37 resistores (usei resistores de 1k x 1% que é o que eu tinha a mão, assim os ramos 2R são feitos com dois resistores mesmo) acabou ocupando muito espaço e para fazer o efeito de reverberação eu precisaria (teoricamente, não sei se vai funcionar) de mais um DA que ocuparia mais espaço ainda. Já estava complicado montar os amplificadores operacionais para os filtros e mixers então resolvi montar os DA's numa placa universal. Os DA's ficaram assim:

Malha R2R

Conversor DA com malha R2R

Outra coisa que estou começando a olhar é o layout dos componentes na caixa. Vou usar uma caixa clone da Hammond 1550M e cheguei as duas configurações abaixo. A caixa ainda não foi furada, preciso desenhar um painel para avaliar se os controles ficarão bons nessas configurações. Só tenho uma caixa e não posso errar.
Caixa do pedal de efeitos

Caixa pedal de efeitos

6 comentários:

  1. DAC de 12 bits? Tá com coragem heim?

    ResponderExcluir
  2. Luciano,

    Né coragem não, é o que dá pra fazer agora. A primeira idéia é montar um setup para testar os algoritmos dos efeitos, depois eu penso num circuito melhor...

    ResponderExcluir
  3. Eu ficaria com o segundo layout, me parece mais agradável aos olhos...

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é bem bacana, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Voyage, caixa clone comprada aonde ? quanto ???

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo,
    Caixa clone comprada no MercadoLivre. Acho que paguei uns R$35,00 no começo do ano.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!