Dando uma olhada num Genius da Estrela

Continuando a falar de brinquedos vamos agora dar uma olhada no Genius da Estrela. Este aqui estava em excelente estado de conservação. Provavelmente foi dado a uma criança e logo em seguida guardado pelos pais. Isso acontece muito, os pais dão um brinquedo caro aos filhos e depois guardam pra não estragar e durar mais. Daí as crianças crescem e fica lá o brinquedo guardado no fundo do armário.
O Genius da EstrelaMas filosofadas a parte, o Genius foi lançado aqui no Brasil pela estrela lá no inicio da década de 80. Este aqui tem um carimbo na placa de circuito impresso (pcb) datando de Novembro de 1980. Nos EUA o nome original é Simon e era fabricado pela Milton Bradley (hoje Hasbro), que vem daquela brincadeira de criança chamada “Simon Says” (“Macaquinho disse” como é conhecida aqui no Brasil). Ele foi inventado pelo lendário Ralph H. Baer criador do Magnavox Odissey. Pelo estado de conservação achei que era só ligar e funcionaria. Só que antes de ligar seria necessário alimentar o brinquedo. Como é um projeto antigo o Genius usa dois jogos de pilhas separados. São duas pilhas grandes (“D”) e quatro pilhas pequenas (“AA”, o Simon usa uma bateria de 9V). Após um teste de continuidade nos suportes de pilhas descobri que elas não eram ligadas com o negativo em comum. Na verdade elas estavam em série! Isto fez com que eu buscasse uma forma diferente de alimentar o aparelho: Coloquei as quatro pilhas pequenas e usei minha fonte de bancada no lugar das pilhas grandes.
Os dois suportes de pilhas do GeniusCom a alimentação aplicada liguei o aparelho e apertei o botão de “partida”. Uma das luzes acendeu e tocou um tom no alto-falante. Segui o jogo até ouvir um tom sem a correspondente luz acesa (no caso a luz verde). Repeti o teste e notei que realmente o botão verde não acendia. Abri o aparelho e me deparei com a explicação do uso de pilhas grande: O Genius por DentroIsso mesmo, quatro enormes lâmpadas incandescentes. Eu já sabia que eram lâmpadas, afinal os LED’s daquela época não eram tão bons como os de hoje. Só não esperava ver lâmpadas tão grandes dentro do brinquedo. E como em todo brinquedo antigo da Estrela a qualidade da montagem chama atenção, como o uso de soquetes nas lâmpadas. Retirei a lâmpada do botão verde e chequei com a fonte externa. Ela acendeu normalmente o que indicava alguma falha no contato do soquete. Dei uma limpada na lâmpada e no soquete e atarraxei de volta. Problema resolvido! Agora o Genius estava em perfeito funcionamento. A maioria dos consertos de brinquedos normalmente são assim mesmo. Antes de fechar dei uma conferida nos componentes da placa. O “cérebro” do Genius é um microcontrolador MP3300 da Texas (uma versão do TMS-1000 feita exclusivamente para o Simon) e um CI driver SN75494 para as lâmpadas (o que explica a ligação em série das pilhas). PCB do GeniusUma boa surpresa do aparelho fica guardada em cima do suporte das pilhas pequenas. Num compartimento próprio encontrei uma lâmpada sobressalente ainda tampada com a fita adesiva original. Comparado com os brinquedos à venda hoje em dia o Genius é uma obra de arte. Lampada extraPara saber mais sobre a história do Genius/Simon veja este texto do próprio Ralph H. Baher onde ele conta como foi a criação do brinquedo. E para jogar o Genius em flash, clique aqui!

31 comentários:

  1. Poh Voyage excelente post!Virei fã do site(talvez porque eu esteja fazendo curso de eletronica)

    Continue assim xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu primeiro emprego era para uma loja de brinquedos da estrela, consertei muitos desses, boa fase, era muito divertido, há um app do simons no android, não é igual mas dá pra brincar e matar a vontade...

      Excluir
  2. Ainda tenho um Genius, tenho um telejogo e também tinhe um walk-talk idêntico! Estou me sentindo uma criança...

    Parabéns pelo site. Já adicionei nos favoritos!

    Ps.: Também fiquei surpreso com a lâmpada reserva. Eu tive que trocar a pouco tempo para tentar um infância normal a minha sobrinha.

    ResponderExcluir
  3. Alguem tem o projeto deste jogo simulsdo no proteus. Poi pretendo montar um.

    ResponderExcluir
  4. Olá Moderador!

    Boa tarde!


    Você teria o manual desse brinquedo Genius? Também temos um aqui, mas há outros jogos selecionáveis na chave que não é o "repete o que piscou na ordem certa".

    Para quem desejar implementá-lo no Proteus, basta desenvolver a lógica dos jogos. Até um PIC18F84A seria mais que suficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um desses modos voce cria a sequencia. Inicia com uma cor, em seguida tem de repetir ela e adicionar uma sequência, depois repete a última e adiciona mais uma e assim vai...

      Excluir
  5. Caro Voyage, veja se consegue me ajudar neste problema. Estou com um genius que o ao apertar o botao amarelo ele nada faz, falhando. Abri o aparelho e constatei que o contato está perfeito.

    Voce acha que substituindo o SN75494 resolveria este problema. Tenho algum conhecimento de eletronica mas nao sou expert... segui a trilha do contato da luz amarela e cheguei ate o MP3300, entao nao sei se o problema é no MP3300 ou se é no SN75494 ...

    Se for no MP3300 tem como encontrar no mercado ?

    Agradeço qualquer ajuda de qualquer amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se encontra no mercado... O "SN" não atua como entrada, ele só serve para alimentar as lâmpadas e o auto falante.

      Excluir
  6. Como alimentar este circuito a partir de uma só fonte de alimentação externa?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!!! Gostaria de saber se você tem uma foto do layout da placa do lado do circuito impresso... o meu ficou muito tempo parado e as pilhas vazaram corroendo as trilhas e para recuperá-las preciso de uma foto do layout... se puder me ajudar fico grato....
    ricardoliviodf@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Sou aluna da UFRGS e estou fazendo um trabalho de uma disciplina que consiste no projeto de um jogo para crianças com deficiência. Estou fazendo a análise do brinquedo Genius e fiquei muito feliz em achar alguém que o tenha desmontado.
    Gostaria de saber se você chegou a gravar algum vídeo ou possui mais fotos da desmontagem. Precisava saber detalhes como tipo de material, quais encaixes existentes e fotos da desmontagem por etapas, e não tenho como ter acesso ao brinquedo - não conheço ninguém que o possua.
    Se tivesse como me ajudar, eu agradeceria muito.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Camila,

    Infelizmente só tenho as fotos que estão no post e este Genius era emprestado.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostei muito da análise que você fez do Genius. Parabéns pelo site!
    Você sabe quais as diferenças entre o Genius clássico e esse que foi relançado este ano? Acredito que ele use LEDs no lugar dessas lâmpadas (digo isso pelo jeito que as luzes acendem e apagam no vídeo promocional, além de que, segundo o manual, ele não usa mais as pilhas grandes). Será que usa o mesmo microcontrolador? Tem como você fazer uma análise de um Genius novo e colocar aqui na página? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Provavelmente o novo são LED´s mesmo, mais baratos e economicos. E com um uControlador novo também, o Genius original já tem mais de 30 anos. Por enquanto não tenho como fazer um post igual para o Genius novo, teria que conseguir um pra isso...

      Excluir
    2. Infelizmente o brinquedo só tem o mesmo nome do antigo. As semelhanças param por aí e não vão além da aparência externa. Possuo o esquema elétrico do original primeira versão, segunda versão e outros. Sobre esse novo, as luzes são LEDS, o som é diferente, principalmente o som da derrota, o Controlador não tem absolutamente nada a ver com o antigo e, imagino eu, deve ser uma bolha preta "cuspida" na placa (pelo lado de baixo), entrem nesse link aqui e ficarão impressionados! Prestem atenção ja na primeira foto! Espero que gostem! http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/01/29/saiba-como-e-fabricado-o-brinquedo-genius-sucesso-dos-anos-80.htm

      Excluir
  11. Olá. gostei muito desse post. gostaria de saber se você me autoriza a publicar no meu site http://www.yusukke.com .
    Com dos Devidos Créditos. desde já agradeço.
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá, todo o conteúdo do blog está sob a seguinte licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/deed.pt_BR
    Seguindo o que está descrito neste link, tudo bem...

    ResponderExcluir
  13. Oi Voyage como vai?
    Conforme pedido, já publiquei em meu site este maravilhoso artigo. Gostaria de lhe agradecer, e se for possível me autorizar a postar outros artigos seus, que eu julgar de grande interesse, inclusive lhe faço um convite, caso queira ser um colaborador nosso, esteja a vontade, gostaríamos muito que fizesse parte do nosso time com seu conhecimento.
    segue o link do seu artigo, por favor verifique se atende as suas especificações de direito autoral:
    http://www.yusukke.com/dnn/blog/tabid/93/EntryId/2/Dando-uma-olhada-num-Genius-da-Estrela.aspx
    Agradecemos novamente, nosso site ainda está em construção, ainda adicionaremos mais conteúdo. Muito obrigado. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yusuke, o ideal seria você apenas tirar idéias do meu texto e não copiar o conteudo todo. O Google ao ver que você duplicou um texto irá penaliza-lo nas buscas.

      Excluir
  14. Desculpe voyage. eu vou alterar um pouco o texto então. é que eu não queria adulterar o seu trabalho. Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Preciso comprar as lâmpadas onde posso encontrar só que no meus genius o modelo é diferente é lâmpada halopin.

    ResponderExcluir
  16. Ola! Estou procurando pelo esquema eletrico deste brinquedo, voce sabe como ou onde posso consegur? Socorro! rsrrsrs valeu abraços

    ResponderExcluir
  17. Minha filha ganhou um Genius em Agosto, porém parou de funcionar. Alguém sabe como posso conserta-lo? Será se abrir consigo ? Ou sabem de algum lugar aqui no ES, que eu possa levar ?

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Acabei de comprar um é presentear meu filho, mas liga no primeiro dia o som já parou.
    Alguém sabe o esquema para verificar o som??
    Alguma assistência técnica no ES??

    Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Acabei de comprar um é presentear meu filho, mas liga no primeiro dia o som já parou.
    Alguém sabe o esquema para verificar o som??
    Alguma assistência técnica no ES??

    Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Olá, sei que esse post é antigo, mas eu tenho um genius antigão e quero muito somente adaptar ele pra colocar uma fonte "essas pilhas grandes são caras" vc pode me ajudar??? seria incrível, agradeço de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Eduardo.. O genius antigão, não é tão simples assim colocar uma fonte. Ele possui 2 alimentações separadas. Uma de 6 volts (proveniente das 4 pilhas pequenas tipo AA) responsável pelo processamento de dados e outra de 3 Volts (proveniente das 2 pilhas grandes) responsável pelo som e lampadas. Pior ainda uma dessas fontes usa o terra positivo e a outra usa o terra negativo. Então não é tarefa tão simples adaptar uma fonte nele. Além disso tiraria toda originalidade e portabilidade do brinquedo. Uma dica é que se você usar pilhas grandes de boa qualidade, irá demorar MUITO pra acabar (NÃO RECOMENDO DURACELL!)( Por incrível que pareça o Genius não é um beberrão de pilhas. Se você usar de boa qualidade!

      Excluir
  21. Oi. Sabe se ainda se consegue de alguma forma essas lâmpadas o genius antigo para vender de forma avulsa?

    ResponderExcluir
  22. Oi. Sabe se consegue essas lâmpadas do genius antigo para comprar de forma avulsa?

    ResponderExcluir
  23. No genius antigão, sabe dizer quantos V tem as lâmpadas incandescentes?

    ResponderExcluir
  24. Possuo um “ Simon” e recentemente entrou em conflito! Não consigo fzr ele funcionar! Houve uma queda e a placa de fenolite teve rompimento de 3 trilhas, fiz jumping mas não funcionou, tive todo o cuidado de não criar algum curto e o ou fuga nos componentes, estou achando que é a memória (CI - 165A-S024)!
    Se alguém sabe onde posso conseguir esse CI fico muito agradecido.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!