Consertando o velho problema dos capacitores do Sega Game Gear

Para quem coleciona videogames da Sega um dos itens que mais dá dor de cabeça pra encontrar em perfeito funcionamento é o Sega Game Gear. Não por sua raridade, mas por 99% destes aparelhos apresentarem defeito. O que poucos sabem é que o conserto pode ser relativamente simples.

Game Gear ConsertadoTenho três Game Gears, todos com algum defeito. Essa semana resolvi consertar um deles depois de ter encontrado no fórum do SMS-Power a solução para o defeito mais comum do console. No fórum encontrei também um link com uma pagina (em inglês) com uma descrição mais detalhada dos sintomas e da solução.

Os sintomas mais comuns são os seguintes:
-Imagem muito fraca, só podendo ser vista de certos ângulos;
-Excesso ou falta de brilho, pouco contraste, cores desbotadas;
-O console liga e logo em seguida desliga. O problema diminui se ajustado para um brilho menor;
-Sem som, com som apenas nos fones de ouvido, som muito baixo e/ou distorcido em excesso;

Em todos os casos pode acontecer de o videogame melhorar após um tempo ligado.

Todos estes problemas são causados pelos capacitores eletrolíticos usados na época. Estes capacitores acabam envelhecendo rápido demais e vazam após alguns anos. Dá pra notar os capacitores defeituosos só de olhar para a placa principal do videogame. Normalmente eles apresentam uma meleca verde no terminal que corrói a área em volta. Para consertar o Game Gear basta ir trocando os capacitores por eletrolíticos comuns até que o aparelho volte a funcionar. No meu caso eu troquei todos os capacitores, inclusive aqueles que não pareciam corroídos. Isso garante que o defeito não volte caso algum capacitor morra mais pra frente.

A troca dos capacitores da placa principal resolve a maioria dos problemas de imagem. Para o som recomendo trocar todos da plaquinha de som (com o TDA2822). Como eu queria apenas um console funcionando desmontei todos para ver se uma das placas de som funcionava. Infelizmente todas as três estavam com defeito. Uma delas além dos capacitores secos tinha sido corroída pelo vazamento das pilhas que alguém deve ter esquecido dentro do console. Esta eu deixei de lado pra arrumar quando estiver com mais paciência. Nas outras duas só tinham som na saída de fones de ouvidos e mesmo assim muito baixo. Após trocar os capacitores o som voltou alto e claro.

Placa de Som do Game GearPara os substitutos recomendo o uso de capacitores mais pequenos possíveis. Pode-se, como eu fiz, soldar os componentes e depois dobrar os terminais para que eles fiquem rentes a placa. Dependendo da posição em que se coloca o capacitor pode acontecer da caixa não fechar. A posição na placa de som é bem critica e pode levar um tempo até conseguir um bom arranjo para que um capacitor não atrapalhe o fechamento da tampa.

Game Gear 2 ASIC
Game Gear 1 AsicDos três consoles que tenho um usa dois CI’s grandes e os outros um CI apenas. O de um CI é da Tec Toy (nacional) e o de dois é SEGA (Americano). O número e os valores dos capacitores também varia conforme a placa. No meu caso os capacitores são:

Placa com dois CI’s:
C1 = 33uF, C3 = C6 = C48 = 10uF, C45 = C44 = 0,47uF, C31 = C39 = 100uF, C37 = 68uF, C35 = 4,7uF, C49 = 22uF

Placa com um CI:
C49 = C68 = 100uF, C47 = 68uF, C45 = 4,7uF, C43 = 22uF, C54 = C55 = 0,47uF, C1 = 33uF, C14 = C41 = C13 = C42 = 10uF

Existe ao menos mais um modelo de placa cujos valores de capacitores pode ser checado na página que citei acima.

As voltagens devem ser iguais ou maiores que as originais. Isso é fácil de se conseguir, já que a isolação da maioria dos capacitores usados no Game Gear é de 6,3 V. Nunca é demais lembrar que os eletrolíticos são polarizados e devem obedecer as marcações na placa. Da lista acima só não encontrei o de 68uF pra comprar. No lugar usei um de 47uF em paralelo com um de 22uF.

Placa do Game Gear ConsertadaNa maioria dos casos não é necessário trocar os capacitores da placa da fonte. Todas as minhas funcionam perfeitamente. Os capacitores neste caso não são do tipo que costuma dar defeito (SMD).

Algumas observações aleatórias:

-Em todos os testes usei minha fonte de bancada (que finalmente ficou pronta!) em 9V. O consumo do Game Gear fica em torno de 250mA o que dá quase os 3W indicados na etiqueta de especificação que vem na tampa de trás.

-A tela do Game Gear não possui uma imagem muito boa se comparada aos LCD’s atuais. Realmente os LCD’s melhoraram muito nestes 20 anos...

-Achei o som no alto-falante ruim, como em todo portátil. Com fones de ouvido fica bem melhor.

-Nem tente retirar o flat-cable do LCD! Fiz isso em um dos meus e vou ter muita dor de cabeça pra colocar no lugar. O flat parece que é soldado na placa. Pensei que era só colado e arranquei algumas trilhas ao puxar o LCD.

-O tema do Sonic (que é o único cartucho de GG que tenho) é a melhor musica já feita para um jogo!!!

75 comentários:

  1. "-O tema do Sonic (que é o único cartucho de GG que tenho) é a melhor musica já feita para um jogo!!!"

    normal, esse cara nunca ouviu falar em Nintendo..

    http://br.youtube.com/watch?v=oqDgW6n6HM0

    ResponderExcluir
  2. Cara, e o trafo verde ?

    O meu CORROEU totalmente, eu arranquei fora, não sei se vc viu meu post no SMSPower.

    Aqui vai: http://www.smspower.org/forums/viewtopic.php?t=11599

    Vc por um acaso pretende usar um dos seus GGs para partes ? Se sim, tem como vc dar uma olhada nas conexões e no estado do seu trafo ? Eu agradeceria.

    E outra coisa, meu GG é brazuca e tem 2 ASICs...

    ResponderExcluir
  3. sijoga_lanhouse@hotmail.com
    amigo eu tb tenho um gg desse ai mas nao consigo arrumar o problema da tela dele, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com problemas com o contraste e tem uma faixa prete no meio da tela, tem como consertar???

    ResponderExcluir
  5. Cara, pode me dizer onde achar os capacitores em São Paulo, as voltagens podem ser muito maiores? passei na santa efigênia e não achei nenhum menor de 10V.

    ResponderExcluir
  6. Anonimo: Como dito no texto, pode usar qualquer capacitor acima de 6.3V. O problema é o tamanho.

    ResponderExcluir
  7. esse cara:""QMario""O kra posta uma coisa sobre game gear e sega e vem um retardado falar da LIXO da nintendo que faz joguinhos pra crianças especiais (retardados mongois) lamentavel
    vai la joga mario filho joguim de encanador barrigudo bigodudo gay q gosta de entra no cano

    ResponderExcluir
  8. Funcionou o Game Gear, fiquei muito satisfeito com o tutorial, inclusive em 2 capacitores de 0,47 que são os problematicos do brilho da tela, eu usei 2,2 uf pois nao tinha os 0,47, e funcionou perfeitamente. A parte mais chata foi fechar ele, mas só foi ajeitar os componentes e ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  9. Que barbada, muito facil, juntei tudo q era placa de circuito antiga aqui e achei todos os capacitores, ficou joia a imagem do aparelho, é claro, como vc mesmo disse, o lcd do GG não é grande coisa, mas ficou muuito melhor agora, valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  10. ola,
    usei esses capacitores, mas o lcd não aparece imagem.alias ja não aparecia, achei que trocando os cap..daria certo.
    o que mais poderia ser?
    anderson.gif@gmail.com?

    1 C1 = 33uF 16v
    3 C3 = C6 = C48 = 10uF 25v
    2 C45 = C44 = 0,47uF 50v
    2 C31 = C39 = 100uF 25v
    1 C37 = 68uF 25v
    1 C35 = 4,7uF 50v
    1 C49 = 22uF 16v

    ResponderExcluir
  11. Os capacitores da fonte na maioria dos casos não precisam ser trocados. Pelo menos nunca precisei trocar.

    ResponderExcluir
  12. o meu gg sai o som mas a tela fica com a tela branca....o que poderia ser?ja troquei todos os capacitores

    ResponderExcluir
  13. Neste caso é o circuito que fica perto do transformador (parte de cima a esquerda na placa principal). Tenho um assim, não consegui consertar. Procurei na net e alguns dizem que pode ser o potenciometro de brilho ou o circuito de brilho. Como eu disse, ainda não consegui consertar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola voyage !

      poderia me dizer se conseguiu consertarseu game gear com este problema ?

      tenho um com os mesmos sintomas !

      poderia me dizer com e este potenciometro de brilo ?

      obrigado boa noite !

      Excluir
  14. Ola, meu game gear depois de muito tempo guardado nao da mais sinal de vida, ele ate liga da um barulho de estatica mas nao da um som real e nem aparece a imagem, existe algum problema mais normal nesse sentido que normalmente acontece ?

    ResponderExcluir
  15. Olha,tenho 2 games gears e um nem liga,mas o que quero perguntar tem a ver com o outro,que comprei "no estado",só ligava e apagava,troquei todos os capacitores e o bichinho voltou e deu som e tudo,mas a tela esta meio estranha(sem cor,e se eu ligar o brilho muito forte ele desliga) e aquele negocio que não sei o nome verde do lado esquerdo da placa que perto da entrada da placa da fonte,ele esta derretido,não sei onde li que aquilo tem a ver com a tela,confere,se sim,onde eu consigo um treco daqueles??tive que portar anonimo,pois não tenho conta em nenhum daqueles serviços,mas meu nome é Fagner,sou um velho Fan da SEGA,se alguem puder me ajudar...

    ResponderExcluir
  16. Fagner,

    O display do Gamegear realmente é meio apagado. Foi um dos primeiros aparelhos com display LCD colorido e a tecnologia ainda não era tão boa. O problema do brilho eu também já vi em um GG e infelizmente ainda não descobri a causa.

    ResponderExcluir
  17. Ola,sou eu,Fagner novamente,bem,fiz uma troca aqui,o game gear antigo,que nem ligava,tirei a placa mãe dele junto com o LCD,e coloquei a fonte e a placa de som,funcionou maravilhosamente bem,mas uma coisa que notei é que se eu tentar ligar ele com o brilho muito forte ele não liga,tenho que baixar o brilho e depois que ele "tipo que carrega" os capacitores eu posso mecher a vontade,acho que pode ser isso,visto que usei capacitores bem mais fortes do que o original,aqueles de 0,48Uf eu não achei nem por reza braba,coloquei 2 de 1uf-50V.tem algum nexo isso?outra coisa,alguem pode tirar uma foto em alta resolução da fonte do game gear e mandar para o e-mail locadoramastergames@bol.com.br para mim,o game gear que nem ligava foi vitima de um tecnico que cortou umas trilhas e agora estou tentando recuperar a fonte para montar o outro game gear,a fonte interna é a do game gear que tem apenas 1 CI em cada lado,percebi que apesar de funcionar,as placas são diferentes...espero que alguem me ajude.

    ResponderExcluir
  18. Fagner,

    O problema do brilho é na area da placa junto a um transformador pequeno. Já tentei resolver isso mas até agora não obtive sucesso. Vou ver se arrumo as fotos da fonte e posto aqui.

    ResponderExcluir
  19. Como você tirou aquele parafuso que fica atrás da fita? Rodei a cidade inteira e não existe daquela chave para comprar...

    Outra coisa, o meu acende a tela, mas fica toda preta, e não sai som nenhum. Acha que consigo acertar com suas dicas, apenas trocando os capacitores?

    ResponderExcluir
  20. Bayard,
    Eu uso uma chave de fenda adaptada para retirar esse tipo de parafuso. Na maioria dos casos realmente são os capacitores. Em alguns casos já troquei todos os capacitores e voltou o som e a imagem voltou parcialmente por problemas no display.

    ResponderExcluir
  21. Ow fera beleza?
    Muito legal seu blog cara.
    Eu sou colecionador de video game e tenho 1 game gear com defeito similar ao que voce comentou ai...
    Soh que eu acredito ter feito besteira....durante o concerto do game gear eu derramei um pouco de alcool isopropilico 70% na placa e acabou escorrendo pra dentro do LCD entre eu pude ver o liquido dentro do LCD. O que eu fiz foi deixei o bixinho parado ate secar e no proximo dia continuei o trabalho. Removi os capacitores e coloquei todos novos...porem o problema que esta é o seguinte a tela fica ocilando...nao chega a ficar piscando...sabe...tipo ele liga eu consigo ver a imagem meio esbranquissada (nossa que palavra feia) porem fica ocilando bem rapido....vc saberia me dizer ou tem alguma ideia do que pode estar ocasionando esse problema?

    Abraçao

    ResponderExcluir
  22. Lucas,
    Essa de ficar piscando eu não me lembro de ter visto. Mas algo que já vi acontecer foram circuitos (não do gamegear) que davam defeito depois de serem lavadas com alcool isopropilico.

    ResponderExcluir
  23. ola,sou o Fagner...o meu eu resolvi aqui...mas agora estou com outra duvida...comprei um tv tuner e ele esta muito ruim de sintonia...e parece(parece pois a imagem esta muito ruim e não da para ver se esta colorida ou preto e branco...)que esta ficando preto e branco...tem como eu transcodificar ele???abri ele e tem um "cristal" la,ja troquei uma vez esse cristal(não sei se é esse o nome,mas é uma peça toda metalica com 2 perninhas...huahuahuahuahua...mas como ja ouvi falar que é cristal então fica cristal mesmo...huahuahuahuahua)em um atari e funcionou...e no tv tuner??ah sim,meu game gear é americano e o tv tuner é brasileiro...

    ResponderExcluir
  24. ola...sou o fagner,resolvi o problema das cores...o tal cristal esta com uma perna quebrada...consegui soldar novamente...mas a imagem ainda esta ruim...vou testar a conecção da antena...e vou vem com uma antena externa para ver se melhora...postei umas fotos...segue o link:

    http://cid-5bcf4642d1acd969.photos.live.com/self.aspx/Game%20Gear/DSC00118.JPG

    ResponderExcluir
  25. Amigo o meu Game gear nao liga, quando a gente liga ele a luz power dah uma piscada e fica soh nisso, ou seja a luz power ascende e apaga, sera q eh problema de capacitor tambem ? grato

    ResponderExcluir
  26. Sandro,
    Sim, podem ser os capacitores. Mas só trocando pra ver...

    ResponderExcluir
  27. amigo uma duvida q tah me matando, fui comprar os capacitores e o vendedor me perguntou quantos ohms, qual a tolerancia em porcentagem e a faixa de temperatura do capacitor, eu estou comprando desse site aqui
    http://br.mouser.com/Passive-Components/Capacitors/Aluminum-Electrolytic-Capacitors/Aluminum-Electrolytic-Capacitors-SMD/_/N-75hqx/

    eles tem todos lah mas eu nao sei esses dados, tipo tolerancia e ohms aguardo uma ajudinha basica sobre isso

    ResponderExcluir
  28. Sandro,
    Comprando direto da Mouser o frete vai ficar salgado. Qualquer lojinha de componentes tem os capacitores. Mas se quiser na Mouser mesmo, a tolerancia pode ser qualquer uma. Faixa de temperatura que eu saiba as mais comuns são de 85 e 105 graus. Tanto faz também. O cara pediu a ESR (que é em Ohms) se for tem que ser a meno possivel, mas para consertar o gamegear sempre usei os capacitores da loja da esquina mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Amigo ultima coisa e paro de encomodar, eu achei alguns capacitores aqui no Brasil no site

    http://www.milcomp.com.br/produtos.asp?procura=33uf&image.x=15&image.y=10

    mas eu nao entendi nao achei o de 6.3 tem o 33uF 63V sera que eh o de 6.3 ou eh 63v mesmo ? sou do interior aki nao tem casa de eletronica por isso tenho q comprar na net mesmo

    ResponderExcluir
  30. Sandro, qualquer capacitor eletrolitico com tensão maior do que as dos capacitores do gamegear servem. Desde que sejam do mesmo valor, o que muda é o tamanho. Quanto maior a tensão maior o capacitor. ISso dificulta, em alguns casos, fechar o videogame depois. Você tem alguma experiencia com eletrônica? Se não tiver não recomendo tentar um conserto desses...

    ResponderExcluir
  31. nao tenho experiencia mas nao existe quem conserte entao vou ter q arriscar

    ResponderExcluir
  32. Olá amigo em primeiro lugar está de parabéns pelo site em segundo não sou técnico.

    Fui a eletrônica com essa lista de capacitores so que o vendedor me disse que pelas especificações não são eletroliticos e sim daqueles quadradinhos, o jeito foi comprar já que o vendedor insistiu tanto mesmo eu falando que achaca que não era. não instalei ainda será qeu vai funcionar???

    ResponderExcluir
  33. Fotografo,

    Que capacitores quadradinhos são estes? Os capacitores tem que ser trocados por eletroliticos ou tantalo (estes são mais dificeis de encontrar).

    ResponderExcluir
  34. Olá Voyage eu tirei uma foto para vc ver ser esses capacitores qeu comprei funcionan, segue o link
    http://img87.imageshack.us/i/pai001.jpg/
    http://img683.imageshack.us/i/pai002.jpg/

    ResponderExcluir
  35. Fotografo,

    Não servem não... Tem que ser eletrolitico...

    ResponderExcluir
  36. Bom recentemente peguei um Game Gear e o mesmo não tinha som e a imagem tinha que inclinar o GG quase que completamente para ver algo na tela.
    Troquei os capacitores e o som e vídeo voltaram a funcionar mas o vídeo agora apresenta faixas pretas na parte de cima. Seria um capacitor que está ruim ? se sim qual seria exatamente?
    O tipo de solta influência em algo ? usei uma que fica com a aparência meio pastosa...

    ResponderExcluir
  37. Voyage, tudo bem???

    Meu nome eh Viviane. Descobri que a minha mae tinha guardado meu Game Gear que ganhei quando crianca. Quando o liguei, claro que nao funcionou! A tela esta toda esbranquicada e nem sinal de nada. Eu sou de Ribeirao Preto mas estou morando em Sao Paulo. Entrei em alguns sites para ver se encontro alguem que conserta mas depois de ler varias informacoes (inclusive neste seu blog) vi que a coisa definitivamente nao eh nada facil. Ja vi tbm que vc nao conserta e eu, nao manjo nada do assunto, mesmo. Tu tens algum contato ou pode me indicar algum lugar pra eu leva-lo e fazer voltar a vida novamente??? Agradeco desde ja meu caro amigo.
    Abracos!

    ResponderExcluir
  38. meu querido como ligo o substituto do 68uf em paralelo liguei aqui e nao deu certo o que pode ser agradeco desde ja.

    ResponderExcluir
  39. Ola amigo, ve se pode me ajudar. Quando ligo o gg nao aparece imagem nenhuma, mas o ld indicador fica aceso, sera que podem ser os capacitores que menciona no seu tutorial... obrigado!! jairo+

    ResponderExcluir
  40. Olá Voyage...

    Meu nome é Maicon to fazendo uma manutenção no meu GG que comprei com defeito para arrumar , não troquei ainda todos os capacitores, mas ele está morto msm achei estranho não aparecer naaada nenhum sinal de vida fui tentar medir a saida da fonte de energia ao GG e não há leituras de tensão pegando o GND da saída , deveria ter ali 5v 9v e 34v vi isso em um esquema que achei na net, isso procede? Poderia vc testar o seu e me passar se no seu que esta em funcionamento são essas as tensões, acho que meu MB3775 não está legal e 34v para uma entrada de 9v teria que ter ai um triplicador de tensão msm assim não daria 34v . Se vc qser manda um email pra mim maiconnn1@yahoo.com.br ficaria grato se entrasse em contato tenho alguma experiência em eletronica...

    ResponderExcluir
  41. Ola tenho o GG que liga e desliga em 2 segundos a placa e essa peça verde (transformador?) como na foto porem esta com as marcaçoes dos capacitores quase apagadas

    Poderia me informar quais sao os valores?seria de grande ajuda
    Muito Obrigado pelo tutorial

    ResponderExcluir
  42. ola amigos, sou walter também tenho um gear da sega, a imagem esta uscura com linhas pretas o jogo aparece apenas sombras na tela, comecei a trocar os eletrôliticos mais ainda continua com imagem escura, se algum amigo poder dar mais dicas, meu e-mail e walter_azevedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Amigo tenho um gear e fiz a troca de capacitors, continua do mesmo jeito, vc teria alguma sugestão de para onde partir agora? ele liga e 1 seg dps desliga! Ja lhe mandei ate email mas vc n respondeu

    ResponderExcluir
  44. Amigo, ja troquei os capacitores e meu gear está do mesmo jeito liga e 2 seg dps desliga. Alguma orientaçao do que olhar agora?
    ja troquei os capacitores tudo certinho, mandei email p vc mas infelizmente n respondeu. Agradeço desde jpá =D medi a tensão da fonte ta tudo certo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi esse problema em outros GG também. Infelizmente não se resolve trocando apenas os capacitores. Deve ter mais alguma coisa, mas não encontrei a causa.

      Excluir
  45. sera que alguem ainda vai ver meu comentario sendo que ja estamos em 2013?

    seguinte consegui um game gear, ele ligou mas ficou fraco, depois ñ ligou mais.
    troquei todos capacitores, mas nem deu sinal de vida, alguem saberia oq poderia ser?
    meus capacitores são de 50 v, sera que foi esse o problema? é mt algo ?

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocou os capacitores novos com a polaridade correta? A tensão dos capacitores não importa muito, desde que seja maior do que o original do GG.

      Excluir
  46. Entao teve um q tinha colocado errado, ai qd liguei o GG percebi que a tela du uma piscada e nao funcionou mais, sera q foi isso, e estragou td?
    Ai depois tirei e coloquei de novo, mas nem deu sinal de vida :(

    Esse ja era!
    Abraços

    ResponderExcluir
  47. poxa fiquei todo empolgado qd todos capacitores foram soldados, mas deu moh tristeza ver que ñ funcionou.
    estou até pensando em tentar comprar outro, pra tentar trocar de novo os capacitores, deu vontade de ter um game desses, nunca tive um.
    eu vi um que o cara falou que liga e desliga.
    nesse caso é bom trocar todos?
    obrigado pelas respostas

    abraços

    ResponderExcluir
  48. O meu nem acende a luz vermelha , toquei todos os capacitores e não deu certo, continua igual :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. derepente esta que nem o meu, só funciona com a fonte.
      o meu ñ funciona com as pilhas, gostaria de saber como resolver isso.

      Excluir
  49. Consegui um que liga e desliga em seguida.
    É bom trocar todos? Ou só o que faz com que o game gear fique ligado e o da imagem? E qual seriam esses?

    Ja que ele liga mesmo assim é bom trocar todos?

    Grato

    Ps. Desculpe estar como anonimo, esta com problemas minha conta.

    Sou Victor

    ResponderExcluir
  50. Estou com que liga e desliga, só que só liga com a fonte e não funciona com pilhas, como resolver isso, pra funcionar com pilhas?

    Abraços

    ResponderExcluir
  51. Voyage, vc saberia me dizer como fazer funcionar pelas pilhas?
    Só liga com fonte.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, tente trocar os cabos que conectam as chapas metálicas da região das pilhas com a fonte de energia. Eu fiz isso e funcionou para mim

      Excluir
  52. obrigado anonimo, poderia me dizer qual o cabo ideal?

    outra coisa, meu GG ligava e desligava, ai troquei todos capacitores, mas mesmo assim ele continua ligando e desligando.
    alguem saberia me dizer pq?

    grato

    ResponderExcluir
  53. Olá! Meu nome é Jorge.
    Agradeço o post e as instruções. Viviane, como vc não entendo nada e para troca dos capacitadores em São Paulo, pesquisando no Google, troca de capacitadores você encontra pelo menos dois lugares que consertam PC (micro de mesa) trocando componentes da placa mãe.
    Conversando eles aceitam ver o nosso GG.
    veja em: www.mobofix.com.br ou www.pctechnics.com.br

    ResponderExcluir
  54. Amigos o meu game gear so funciona com o tv tuner com fitas nao aparece nada e o led vermelho nao acende mas ele liga de boa o que pode ser isso? Capacitor nao e pois a imagem no tvtuner e boa e com o tv o led tambem nao acende mas a imagem funciona. Obrigado

    ResponderExcluir
  55. O meu so funciona com tv tuner imagem otima e o led vermelho nao acende, ja com fita a tela fica branca e nao funciona e o led continua apagado, mas o game ligado e funcionando com o tv tuner o que pode ser ja que a imagem esta boa so nao funciona com jogo, obrigado a todos que ajudarem.

    ResponderExcluir
  56. o meu so funciona com o tv tuner imagem otimasem o led acender ja com fita nada acontece so fica tela branca como pode isso? o led nao acende mas ele liga e funciona no tv tuner...obrigado

    ResponderExcluir
  57. Amigo, meu game gear ta com um problema diferente, as vezes o contraste fica escuro do nada e volta ao normal segundos depois...mas poucas vezes durante o jogo. Nao dava isso antes, pode me dizer se está relacionado ao caps?

    ResponderExcluir
  58. Kkkkkk melhor musica de game esse ai eh um gosto extremamente seu amigo a musica ate que eh legalzinha mas tem umas cem melhores que essa. Megaman 2 e 3 por exemplo. A da tela de abertura do megaman 3 eh uma obra de arte

    ResponderExcluir
  59. Troquei todos e... nada! Kkkk, coisa velha é tenso, vou tentar fazer um reflow na placa, quem sabe volta a vida, os capacitores de 0.47 nao achei, usei de 0.33, e liguei em paralelo o de 68, complicado.

    ResponderExcluir
  60. To com o meu em casa. Está em perfeito estado mas a tela só visualiza de certo ângulo... Se alguem pudesse postar um link de compra dos capacitores corretos...

    ResponderExcluir
  61. Uso esse tutorial até hoje!!! Ja ressuscitei além do meu mais 2s Game Gears 👍👍👍👍👏👏👏👏 Muito obrigado!!! Tenho a listinha de capacitores anotada e guardada na caixa do meu Game Gear!!!😅😅😅

    ResponderExcluir
  62. em 2019, já não existem mais capacitores dos valores corretos para venda, e agora?

    ResponderExcluir
  63. Parabéns! Acabei de consertar um GG usando este tutorial. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  64. Opa beleza galera!! Uma ajudinha pra mim. Peguei um game gear em um rolo quando abri ele pra fazer o recap notei que o capacitor C1 perdeu as trilhas e não consigo identificar onde posso soldar o capacitor, alguém pode me passar a coordenada do outro local para onde a trilha segue para eu soldar o capacitor C1 ?

    ResponderExcluir
  65. Sei que o autor nem lembra mais desse artigo, mas em pleno 2023 eu tenho interesse em comprar um GG, porém não sei se compro aqueles recondicionados com capacitores SMD ou aqueles com os capacitores eletrolíticos. Dúvida cruel.

    ResponderExcluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!